sexta-feira, 2 de julho de 2010

The King of Fighters '94


The King of Fighters '94 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 25 de Agosto de 1994, é um jogo de luta produzido pela SNK para o seu sistema de arcade Neo Geo e é o jogo inaugural da série. KOF '94 é um crossover que apresenta personagens de vários jogos de luta anteriores da SNK como Fatal Fury e Art of Fighting, além de versões revisitadas de personagens de jogos da empresa antes do Neo Geo como Ikari Warriors e Psycho Soldier, assim como personagens criados especificamente para o jogo.

A SNK desenvolveu KOF '94 como uma ideia inicial para atrair os jogadores para o seu sistema caseiro Neo Geo CD, que foi lançado junto com o jogo. A ideia de conter vários personagens de outros jogos da empresa com uma jogabilidade inovadora utilizando o sistema de times de 3 membros foi muito bem recebida, o que garantiu uma grande linha de sequencias na série.

História

O grande pilar do primeiro jogo era a introdução do novo Japan Team e o chefe final Rugal Bernstein.

O ano: 1994. Mais uma vez, convites para o torneio The King of Fighters encontram seus caminhos para os guerreiros mais descolados do mundo. Mas o chefe dessa pequena festa permanece desconhecido. Não pode ser Geese, nem pode ser o Krauser. Então, quem ele poderia ser...? Entre todas as esperanças e dúvidas, as lendárias estrelas do mundo da luta começam a formar suas poderosas equipes. Que tipo de batalha com esses magníficos lutadores irão entrar nos mostrar? A tensão da excitação dos fãs atinge um campo febril enquanto o torneio finalmente se aproxima de seu início...

Jogabilidade



Você não está sozinho. Você pode confiar nos seus parceiros! Ao invés de escolher apenas um lutador, você escolherá um time completo. Cada um com suas próprias características, leve-os ao seu potencial máximo através do TB-S (Team Battle System ou Sistema de Batalha em Times). A ordem de participação dos lutadores também fará parte dos acontecimentos. Use suas próprias habilidades e estratégias para levar o seu time à vitória!!

  • O primeiro participante deve começar a batalha de acordo com a ordem que você escolher antes da luta. Serão lutas de apenas 1 round.
  • O vencedor deve permanecer na arena, enquanto o perdedor deve trocar de lutar com o seu próximo companheiro. Entretanto, o vitorioso não deverá ter sua saúde completamente revigorada. Com apenas uma pequena recuperação e relógio zerado, o vencedor deve agora enfrentar o próximo oponente.
  • O primeiro que derrotar os 3 lutadores do outro time será o vencedor. Se todos os seus lutadores forem derrotados, você perderá. Você deve aperfeiçoar-se na estratégia do TB-S para poder ganhar através desse sistema de batalha revolucionário!

SINGLE MODE

Nesse jogo, além do TB-S MODE você pode usufruir do SINGLE MODE, que nada mais é a maneira tradicional dos jogos de luta, aonde 1 lutador é escolhido e enfrenta o oponente em 2 rounds para garantir a vitória. É claro que nesse modo o lutador irá recuperar toda a saúde depois de cada round.

CONFIGURAÇÃO

A jogabilidade utilizava 4 botões - A - Soco Fraco, B - Chute Fraco, C - Soco Forte, D - Chute Forte - e aqui no jogo estreavam 2 novos comandos em jogos da SNK: apertando A+B o personagem se esquivava do golpe usando de uma esquiva em segundo plano por alguns instantes e apertando C+D o personagem desferia um golpe mais forte que derrubava o oponente no chão, se o golpe fosse acertado.

Especiais eram "liberados" quando se estava com a barra de life quase no final (ela ficava piscando) ou quando se segurava A+B+C por uns instantes até que a barra embaixo enchesse e assim poderia soltar o especial.


Personagens

Apesar de trazer tantos times, no decorrer da série apenas os personagens inéditos ganharam destaque.

A maioria dos personagens vieram de outros jogos da SNK, como o Team Italy, que é composto pelos três heróis do primeiro Fatal Fury (Terry Bogard, Andy Bogard e Joe Higashi). Dois heróis de Art of Fighting (Ryo Sakazaki e Robert Garcia) estão presentes com o seu mentor e pai de Ryo, Takuma Sakazaki, formando o Team Mexico. Team Korea inclui Kim Kaphwan de Fatal Fury 2 como o líder de 2 criminosos condenados que ele está tentando corrigir (Chang Koehan e Choi Bounge).

O Team England é uma mistura de lutadoras dos jogos Fatal Fury 2 (Mai Shiranui), e da série Art of Fighting (Yuri Sakazaki e King). Os dois heróis do jogo Psycho Soldier (Athena Asamiya e Sie Kensou) formam o Team China junto com o seu mentor, Chin Gentsai. O Team Brazil é composto pelo personagem Clark Still do primeiro Ikari Warriors, o personagem Ralf Jones do jogo TNK III e o seu comandante Heidern.

O jogo apresenta 2 times compostos apenas por novos lutadores: Team Japan, que inclui Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon; e o Team USA composto de Heady D!, Lucky Glauber e Brian Battler.


Times

Gênios da Luta, Desbravem o Mundo!
TEAM JAPAN (The Hero Team)

Kyo Kusanagi .Nascido em uma família distinta de artistas marciais, ele ganhou o All Japan Fighting Championships quando ainda tinha 18 anos.
Benimaru Nikaido .Nasceu lutador e se tornou campeão de Kickboxing quando tinha 14 anos. Ele perdeu a última luta do A.J.F.C. para Kyo.
Goro Daimon .Ele se aposentou do Judô depois que ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Entretanto, participou do A.J.F.C. e acabou perdendo para Kyo na semi final.

THE "FATAL FURY" TRIO!
TEAM ITALY (The Legendary Fatal Team)

Terry Bogard .Um membro do mais famoso trio do mundo, Terry já estava entediado dos "THE KING OF FIGHTERS" mas decidiu participar quando ele sentiu que algo de maléfico estava pra acontecer no torneio.
Andy Bogard .Ele recebeu o convite na Itália, quando ele estava de férias com seu irmão treinando. Ele está mais preocupado com Mai participando do torneio.
Joe Higashi .O campeão do Muay Thai, Joe iria para qualquer lugar só para enfrentar lutadores mais fortes. Quando os irmãos Bogard o chama para o torneio, ele não demora para aceitar.

KYOKUGEN KARATE FAMILY "DRAGON AND TIGER"
TEAM MEXICO (Team of Dragon Tiger Fist)

Takuma Sakazaki .Takuma estabeleceu uma academia de Kyokugen Karatê no México. Ele está preocupado com os estudantes que aprendem com ele apenas para se tornar famosos.
Robert Garcia .O "Todo Poderoso Tigre" Robert Garcia foi treinado com Ryo na nova escola de seu mestre Takuma quando recebeu um convite para o "THE KING OF FIGHTERS". Ele escolheu participar do torneio para testar suas próprias habilidades.
Ryo Sakazaki .O "Dragão Invencível" Ryo Sakazaki é o filho do Mestre Takuma. Ele não sabe que a sua irmã Yuri também entrou no "THE KING OF FIGHTERS".

THE STRONGEST FEMALE TRIO IS BORN!
TEAM ENGLAND (Female Fighters Team)

King .Depois de desistir do mundo das lutas, ela está atualmente com um bar próprio na Inglaterra quando Mai e Yuri reviveram o seu espírito de luta adormecido.
Mai Shiranui .Quando Andy se juntou com o seu irmão Terry ao invés dela, ela então decidiu se unir a Yuri e King para formar o "Strongest Female Team".
Yuri Sakazaki .Quando ela diz ao seu irmão Ryo da sua vontade de entrar para o torneio, ele logo se opõe à essa ideia. Irritada com o seu irmão, ela então formou o próprio time com outros membros.

RAGING ARMY, FORWARD MARCH!
TEAM BRAZIL (Rage Team)

Heidern .General dos Soldados da Fortuna, a sua família foi inteiramente dizimada por alguém 8 anos atrás. É dito que ele perdeu o olho naquele incidente.
Ralf .Um dos homens de Heidern, Ralf parece estar participando do torneio como parte de uma missão especial. Ralf possui mais força que Clark.
Clark .Um dos homens de Heidern, ele acumula feitos no campo de batalha. Ele possui mais velocidade que Ralf.

Athena PSYCHIC POWER FULL BLAST!
TEAM CHINA (Psycho Soldiers Team)

Athena Asamiya .Athena está de volta, enfim! Ela tem uma certa afinidade com o seu parceiro de treinamento Kensou, mas ainda está para se apaixonar por ele.
Chin Gentsai .Mestre de Kensou e Athena vindo de Taiwan, ele é um mestre no Punho Bêbado (Drunken Fist). Chin sente a energia maligna que está sob o torneio.
Sie Kensou .Um soldado psiquico (Psycho Soldier) com os mesmos poderes misteriosos de Athena. Ele acredita que Athena seja a sua namorada.

SPORTS SUPERSTARS!
TEAM AMERICA (America Sports Team)

Heavy D! .É dito que ele poderia se tornar o campeão dos pesos pesados, mas ninguém se atreve a desafiar a tremenda força que guarda esse lutador profissional.
Lucky Glover .Uma antiga estrela do basquete, Glover se aposentou no início de sua carreira. Depois de aprender karatê, ele logo ganharia o All American Championships com 20 anos.
Brian Battler .Um jogador ativo no mundo do futebol americano, Brian é um herói sem comparações no mundo do futebol. Mesmo não tendo experiência em artes marciais, sua força descomunal é uma ameaça para qualquer oponente.

"FATAL" KIM HAS MADE A TEAM!
TEAM KOREA (Kim Team)

Kim Kaphwan .Ele conta com o poder de Chang e a velocidade de Choi para ajuda-lo à derrotar os seus rivais, mas ele também procura reformar a dupla.
Chang Koehan .Destruição é o seu hobby e ele é um eterno causador de injúrias e danos à propriedade. Ele é o mais poderoso de todos no torneio, mas também o mais lento.
Choi Bounge .Açougueiro de dia, estripador à noite, Choi uma vez tentou atacar Kim e acabou levando uma surra daquelas.

RUGAL BERNSTEIN


Cenários

Japão
Heroes Team


Itália
Fatal Fury Team

México
Art of Fighting Team

Inglaterra
Women Fighters Team

Brasil
Ikari Team

China
Psycho Soldier Team

Estados Unidos
U.S.A. Team


Coréia do Sul
Korea Team

Base Secreta de Rugal (1ª luta)


Base Secreta de Rugal (2ª luta)


Desenvolvimento

Sem grandes problemas durante a produção, a maior dificuldade dos desenvolvedores foi escolher qual seria o gênero do jogo e quais personagens seriam incluídos.

De acordo com uma entrevista dada por designers veteranos da série The King of Fighters, a versão protótipo do jogo era um beat 'em up chamado Survivor. Apenas personagens chave das séries Art of Fighting e Fatal Fury estariam presentes, como Robert Garcia e Terry Bogard que estavam presentes na versão para testes locais. Entretanto, a ideia foi logo abandonada depois do lançamento de um jogo da Capcom com jogabilidade parecida, Final Fight.

Desde quando a SNK teve a ideia de unir duas franquias em um cross over, eles eventualmente concordaram que deveria ser um jogo de luta. Personagens de Ikari Warriors e Psycho Soldier acabaram sendo adicionados ao rol. O conceito de times de 3 personagens veio da versão beat 'em up. O título "The King of Fighters" foi uma reutilização do subtítulo do primeiro jogo da Fatal Fury, Fatal Fury: King of Fighters.

O diretor da série, Toyohisa Tanabe, afirmou que os lutadores de Art of Fighting e Fatal Fury foram adicionados especificamente para os adultos, enquanto os novos personagens criados para o jogo foram feitos visando o público mais novo da empresa. Personagens como Benimaru Nikaido e Chang Koehan foram adicionados para adicionar uma variedade ao rol, que foi chamada de "muito séria" durante o desenvolvimento.

O artista da SNK "C.A.C Yamasaki" comentou que apesar do programador-chefe ter achado que o jogo não venderia muito, ele acreditava que eventualmente o jogo se tornaria popular. Apenas 10 pessoas apareceram no primeiro teste localizado mas esse número cresceu rapidamente nos testes subsequentes. Os funcionários da SNK tiveram problemas em fazer propagandas para o jogo devido a falta de dinheiro, e algumas propagandas do jogo ficaram conhecidas pela sua péssima qualidade.

Os planejadores querem um novo personagem principal "descolado" que enfrentaria facilmente os personagens de Fatal Fury e Art of Fighting. Ele foi nomeado Kyo Kusanagi para poder relaciona-lo com a lenda japonesa "Yamata no Orochi". O chefe, Rugal Bernstein, foi desenvolvido para ser "o mais forte (e violento) e o mais malvado chefe já feito".

O jogo iria ter um "Fugitive Team" composto de Chang, Choi e outro criminoso desconhecido, mas Kim Kaphwan foi introduzido no lugar dele. O English Team era composto de King do jogo Art of Fighting, com Billy Kane e Big Bear de Fatal Fury 2. Os planejadores tiveram vários problemas para programar Big Bear e os responsáveis por Art of Fighting decidiram adicionar Yuri Sakazaki no jogo. Yuri entrou no lugar de Billy Kane e depois Mai Shiranui ficou no lugar de Big Gear para formar o England Team.

A maioria dos personagens que vieram de outros jogos tiveram alguns dos seus movimentos modificados ou removidos para ficarem balanceados com os novos personagens. Entretanto, os planejadores focaram em ajustar alguns personagens sem remover nenhum golpe. No fim, os criadores notaram que os personagens de Art of Fighting eram os mais fortes do jogo. Apesar disso, outros personagens como Terry e Andy Bogard ganharam uma atenção maior e acabaram recebendo novos golpes.


Versões Lançadas

O jogo chegou aos Arcades em 25 de Agosto de 1994 e em 01 de Outubro de 1994 no formato caseiro do Neo Geo. Em 02 de Novembro, foi a vez do Neo Geo CD ganhar a sua versão do jogo com trilha sonora melhorada. Em 2012, KOF '94 foi anunciado e incluído como um dos 20 jogos que já vinham com o sistema Neo Geo X, um portátil lançado pela SNK Playmore naquele ano, porém o jogo foi eventualmente substituido por The King of Fighters '95.

Em 06 de Novembro de 2007, a versão Neo Geo foi lançada no Virtua Console do Nintendo Wii por 900 Wii Points. As versões Norte-americana e Europeia foram lançadas em 23 de Novembro de 2007 e 07 de Janeiro de 2008, respectivamente. Em 2008, versões emuladas do jogo foram incluídas nas compilações SNK Arcade Classics Vol. 1 e The King of Fighters Collection: The Orochi Saga, ambas lançadas no PlayStation 2, PSP e Nintendo Wii.

O jogo também foi lançado em 21 de Dezembro de 2010 no sistema NEOGEO Station, compatível com PlayStation 3 e PSP, como um dos primeiros jogos do serviço. Em 27 de Outubro de 2016, KOF '94 chegou ao Playstation 4 através do novo selo "ACA NEOGEO" da SNK em parceria com a Hamster Co., que também lançou o jogo no Xbox One em 08 de Março de 2017.



Algumas Imagens e Videos do Jogo



Longplay da versão Arcade com o Japan Team.


Recepção

O jogo foi bem recebido, especialmente pelo número de personagens que ele tem e pela jogabilidade revolucionária baseada no sistema de times. Em uma análise retro em 2008, Lucas M. Thomas da IGN elogiou KOF '94 pelos gráficos, incluindo animação fluída e cores vibrantes mas reclamou que os jogadores não podiam criar os seus próprios times e eram forçados a usar os preestabelecidos.

De acordo com Jeremy Dunham, também do site IGN, o jogo "era essencialmente uma mistura entre Fatal Fury e Art of Fighting", com uma resposta de controle mais rápida. Ele adicionou um comentário que a criação das batalhas 3-on-3 foi uma presentação avançada para um jogo de 1994 e a idéia de "pegar emprestado" personagens de outros jogos da empresa também era inovador.

Dan Whitehead do site Eurogamer chamou o jogo de "muito bom", "jogo de luta técnico e sólido", adicionando também que "parece muito bom, com alguns efeitos de scrolling em 3D bem impressionantes para a época, assim como os sprites." De acordo com Kyle Knight do site AllGame, "tudo o que pode ser dito é que é uma ótima experiência com um sistema de luta que era à frente do seu tempo." A revista EGM deu à KOF '94 os seguintes prêmios na premiação de Jogo do Ano: "Melhor Jogo de Luta" e "Melhor Jogo de Neo Geo"; adicionalmente, Mai Shiranui ganhou o prêmio de "Gata Mais Quente dos Jogos".

No Japão, o jogo recebeu o título de "Melhor Jogo de 1994" no Oitavo Prêmio Anual da revista Gamest, também ficando em primeiro nas categorias "Melhor Jogo de Luta" e "Melhor Direção", em quinto lugar na categoria "Melhores Gráficos" e terceiro lutar em "Melhor Trilha Sonora de Vídeo-Game" (vários personagens também apareceram na lista dos 50 Melhores Personagens de 1994, incluindo Athena em 3º, Kyo em 4º, Yuri em 7º, King em 8º e Mai em 10º).

O jogo foi aclamado em um grande número de artigos retrospectivos e listas de melhores jogos em várias publicações. O canal de TV G4 notou que KOF '94 recebeu dos fãs o titulo de "Street Fighter beater" e é único por causa do seu sistema de times. O site 1UP.com elogiou o jogo por seu grande e bem balanceado rol de personagens, chamando-o de "uma grande rol para 1994". Em 2010, o site UGO.com listou o jogo entre os 25 Melhores Jogos de Luta de Todos os Tempos, enquanto o GamePlayBook colocou o jogo em 7º lugar nessa lista.

A revista Complex colocou o jogo em 8º lugar na lista de melhores jogos de luta de todos os tempos em 2011, assim como em 11º lutar na sua lista de melhores jogos de luta da SNK em 2012, comentando que "o seu sistema único de seleção de times e estilo de eliminação fez com que a origem da série fosse um dos grandes marcos dos jogos de luta nos anos 1990."


Galeria de Capas

Quando foi lançada, KOF '94 já superava os jogos do selo "100 Mega Shock", com 196MEGS.

De todas as KOF lançadas, a '94 foi a única que não recebeu adaptações caseiras fora das plataformas da SNK durante o seu lançamento.

A coletânea "SNK Arcade Classics Vol. 1" trazia 16 clássicos da SNK, entre eles a KOF '94.

Diferenciando da coletânea original, a coletânea ocidental trazia KOF '94 e '98 inclusos no disco.


Flyers

Japão

Estados Unidos

Europa


Mídia Relacionada

A Trilha Sonora do jogo, The King of Fighters '94 (PCCB-00162), e a trilha sonora rearranjada, The King of Fighters '94 Arrange Sound Trax (PCCB-00165), foram lançadas pela Pony Canyon.

O livro de artes "The King of Fighters '94 (GMC-2)" foi publicado como parte da série Gamest Mook pela Shinseisha.

Um Laser Disc "The King of Fighters '94 (PCLP-00539)" com áudios e vídeos foi lançado pela Pony Canyon LD.

Adaptação do jogo feito pelo mangaká Ryo Takamisaki, chamada "The King of Fighters '94 Gaiden".

Coletânea de ilustrações e tirinhas feitas por vários artistas, chamada "The King of Fighters '94 Comic Anthology" (ISBN 4-88199-196-5).

Um mangá yonkoma (tirinhas de apenas 4 quadros) desenhado por vários artistas, chamado "The King of Fighters '94 4-Koma Ketteiban (ISBN 4-88199-150-7).


Artwork Times

Team Japan

Team Italy


Team Mexico


Team England

Team Brazil

Team China

Team America

Team Korea

Rugal Bernstein


Artwork Individual

Kyo Kusanagi

Benimaru Nikaido

Goro Daimon

Terry Bogard

Andy Bogard

Joe Higashi

Ryo Sakazaki

Robert Garcia

Takuma Sakazaki

Yuri Sakazaki

Mai Shiranui

King

Heidern

Clark Still

Ralf Jones

Athena Asamiya

Sie Kensou

Chin Gentsai

Kim Kaphwan

Chang Koehan

Choi Bounge

Heavy D!


Lucky Glauber

Brian Battler

Mature

Rugal Bernstein

Rugal Bernstein


Finalizando

The King of Fighters '94 foi um ponto de virada para a SNK, que estava precisando de uma nova franquia para ganhar um novo gás nos Arcades.

E por hoje é só. The King of Fighters '94 foi e ainda é bastante aclamado por ter sido o primeiro jogo de luta com personagens de vários outros jogos em apenas um só, além de contar com outro fator inovador no seu tempo que era o sistema de luta 3-on-3, que seria expandido e modificado com o passar do tempo. A grande verdade é que o jogo foi apenas um esboço do que a SNK iria fazer em seguida com a série, aumentando as possibilidades e tentando balancear ainda mais o jogo. Se tudo teve um começo, foi aqui que o grande carro chefe da empresa se tornou KOF e não mais Fatal Fury.

A popularidade do jogo foi tamanha que não demorou muito para que eles anunciassem uma continuação, claro. Na semana que vem eu volto pra falar sobre a edição comemorativa de 10 anos do jogo, a "The King of Fighters 94 Re-Bout", que ao invés de ser muito aclamada como a versão original, acabou sendo esquecida pelos fãs e teve até suas unidades removidas das lojas e provavelmente destruídas pela empresa, além de outras curiosidades! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

8 comentários:

  1. KOF 94, onde tudo começou e até hoje são lançados novos jogos da série e também melhorias dos antigos...

    ResponderExcluir
  2. Não curto KOF antes do 96 por questões de jogabilidade, mas eu respeito por que ele foi a semente de tudo, como vocÊ disse ^^

    ResponderExcluir
  3. KOF'94 não foi a semente de tudo! Não foi onde começou tudo. O KOF foi feito após os desenvolvedores incluírem Ryo Sakazaki como personagem secreto no Fatal Fury Special, jogo de 1993. Daí surgiu o interesse dos desenvolvedores de Fatal Fury e Art Of Fighting em criar um jogo onde personagens das duas franquias se enfrentassem. Para não causar uma discórdia entre ambos, a SNK inventou um novo protagonista. Tanto que após ser criada a saga Orochi - a partir do KOF 95 - Kyo Kusanagi acabou se tornando um personagem paradoxal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu me referi à "sementes" é porque foi o primeiro crossover da SNK, antes mesmo das séries VS criadas pela Capcom. Sendo que ao invés da Capcom que fazia os crossover bem vazios e pouca história, a SNK conseguiu criar uma nova série que acabou se tornando o seu carro chefe até hoje em dia.

      Realmente é como você disse, começou nos outros jogos dela que estavam começando a crescer em 1993/1994 mas espero ter sido mais claro na explicação agora.

      Excluir
  4. Essa review toda, e no final você ainda escreve e só kkkkk

    ResponderExcluir
  5. bons tempos de snk nos fliperama da vida!!!! jogava muito no buteco so seu zé!!!!saudades dessa época!!!! valeu

    ResponderExcluir
  6. Olá, você consegue re-upar as imagens da matéria

    ResponderExcluir