sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que aconteceu com Donkey Kong? (Parte 1)


Donkey Kong (Nintendo, 1982) - Não sei se muitos conhecem a história de como Donkey Kong foi criado, mas aqui vai um belo resumo: foi o primeiro jogo bem sucedido da Nintendo, e a elevou a um novo patamar no mundo dos jogos. O jogo era simples: você controlava o personagem Jumperman (posteriormente viria a ser chamado de Mario) e tinha que salvar a donzela em apuros que foi sequestrada pelo macaco que o mesmo criava (donzela essa que se chamava Pauline e viria a se chamar Peach no futuro).
O jogo tinha 4 estágios com diferentes niveis de dificuldade e fez um enorme sucesso em todo mundo na época (1980), tendo a Nintendo licensiado o jogo para outras empresas como Coleco e Atari fazerem conversões caseiras na época.


Algumas das conversões do jogo:




Arcade

Atari 2600

Atari 7800

Atari 8-Bits

Apple 2

Commodore 64

Commodore Vic-20

Colecovision

Intellivision

Game and Watch

NES

Gameboy Advance


Depois disso, ainda tiveram a versão "Jr.", lançada em 1981, aonde você jogava com o filho de Donkey Kong e tinha que salvar o pai que foi enjaulado por Jumperman no jogo anterior. Os estágios aqui tinham objetivos mais variados: em um deles você tinha que escalar as árvores e pegar a chave pra liberar a jaula, mas ai o Mario sai correndo com ela e no outro estágio você tem que encaixar as chaves nos buracos pra liberar a plataforma, ai o Donkey Kong é liberado da gaiola.

Em Donkey Kong 3, lançado em 1982, o jogador contralava Stanley, que é um matador de insetos. Após ser solto da sua jaula, Donkey Kong invadiu a estufa do Stanley e agora ele tem que pagar o macaco e os insetos de destruirem toda a sua estufa. Esse aqui também era um pouco mais diversificado que o original: além de lidar com o Donkey Kong você tinha que ficar de olho com as abelhas que saiam das colméias que estavam no topo do estágio.


Algumas imagens e videos dos dois jogos:


Donkey Kong Jr:





Donkey Kong 3:




Estes dois jogos também foram convertidos para vários consoles da época. A versão Jr. foi convertida para Atari 2600, Atari 7800, Atari 8-bit, ColecoVision, Gameboy Advance, Nintendo e saiu no Virtual Console do Nintendo Wii. Já o Donkey Kong 3 fez bem menos aparições: apenas no Nintendo, Gameboy Advanced e o Virtual Console do Nintendo Wii.

Bom, por enquanto é isso... Isso foi o começo da série Donkey Kong, um sucesso nos arcades no inicio dos anos 80 e convertido para praticamente todos os consoles caseiros da época. No próximo post eu vou falar um pouco dos tempos aúreos da franquia antes de chegar no verdadeiro ponto desse post...

Por enquanto é só, pessoal. Sigam-me os bons!! o/

Um comentário: