sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sunset Riders


Sunset Riders (Konami, TMNT2 Based Hardware - 1991) - Jogo de faroeste em progressão lateral, foi lançado primeiro nos arcades e depois apareceu no Mega Drive (1992) e no Super Nintendo (1993). Você controla um dos quatro caçadores de recompensar e vai caçando bandidos a medida que seus preços de recompensa vão aumentando a cada estágio. No Arcade, se tinha duas versões do jogo: uma para 2-Players e outra para 4-Players.


A história do jogo não é nenhum bicho de sete cabeças: você escolhe um dos quatro caçadores de recompensa e vai atrás dos piores bandidos do velho oeste apenas para ficar rico e pegar umas gatinhas. No começo de cada estágio é mostrado um poster mostrando a foto do criminoso e quanto vale a recompensa pela cabeça dele. Outra coisa que marcou o jogo eram as frases ditas pelos bandidos antes de morrerem, sendo a mais conhecida delas "Burry me with my money!" (Me enterre com o meu dinheiro) que é dita pelo primeiro deles.

Entre os personagens, você pode escolher entre Steve e Billy, que são tipicos caubóis americanos e usam pistolas, e Bob e Cormano, típicos mexicanos com chapeu-sombreiro e uma espingarda. A jogabilidade era simples: um botão pra Pular e outro pra Atirar, colocando pra baixo + Pular o personagem "escorregava" no chão pra escapar de um tiro vindo de cima.

Entre os Power-ups tinha o distintivo prateado que presentiava o jogador com uma segunda arma e o distintivo dourado que aumentava o poder de fogo da arma. Ambos podem ser usado em conjunto pra deixar o ataque ainda mais poderoso. Se você morresse, os Power-ups acabavam.

O jogo tem 8 estágios. Em cada um deles o objetivo é derrotar os comparsas do bandido e no final derrota-lo pra conseguir sua recompensa. A medida que os estágios vão passando eles vão trazendo uma variação no cenário deixando ele ainda mais dificil. Há também partes que você irá cavalgar um cavalo e atacar os inimigos ao mesmo tempo. No fim de alguns estágios há também uma pequena fase de bonus em primeira pessoa aonde você tem que acertar o maior número de inimigos que vão aparecendo na tela pra ganhar algum dinheiro extra.

Vamos as conversões: enquanto a versão do Super Nintendo era mais próxima ao Arcade, tendo somente algumas censuras como alguns sprites modificados para os padrões da Nintendo e algumas bandidas removidas, a versão do Mega Drive trouxe uma série de retalhos no jogo: tinha-se apenas 2 personagens pra jogar, só tinha 4 dos 8 estágios originais do jogo e eles estavam modificados: estavam divididos em 2 partes, na primeira tinha que se salvar uma garota que foi sequestrada ne a segunda parte você enfrentava o chefe.

As únicas coisas de bom que a versão do Mega trouxe foi um modo inédito de Versus aonde 2-Players se enfrentavam até a morte e tinha-se 2 botões pra atirar: um você atirava andando e o outro fazia o personagem ficar parado ajudando da hora de mirar.


Algumas screens e videos do jogo e suas conversões:

Super Nintendo


Mega Drive


Arcade:



Video comparativo das 3 versões:



Lembrando que esse post foi uma indicação feita pelo Twitter de um amigo meu chamado Hugo (@huguitow). Quer ver seu jogo favorito apresentado aqui com sua história e jogabilidade detalhada? Só ir ali do lado e me mandar uma mensagem no twitter ou enviar um e-mail com sua sugestão. Tenho recebido poucas mas aos poucos vou soltando elas agora.

Bom, por hoje é só. Sigam-me os bons! \o\~~~~~~~~~~~~~~

3 comentários:

  1. Valeu João, bom demais relembrar esse jogaço das antrolas!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é por que agora tenho mais noção, mas antes achava este jogo extremamente difícil. Agora parece brincadeira de criança.
    Parabéns, belo post.

    ResponderExcluir
  3. Amava o de Super Nintendo, quando conheci o do Arcade, simplesmente nunca mais consegui jogar a versão da Nintendo de novo...

    Arcade é infinitamente superior e chegar na fase dos índios no super nintendo e atirar em bandidos normais era chato, mas no arcade meter bala nos pele vermelha era uma experiência muito mais agradável. Me senti um europeu legítimo

    hahahahhaaa

    ResponderExcluir