sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ToeJam & Earl / ToeJam & Earl in Panic on Funkotron


Toejam and Earl (Johnson Voorsanger Productions, Mega Drive) - Lançado para Mega Drive em 1991, recebeu vários elogios da critica por ser um jogo inovador no seu tempo, ter uma excelente trilha sonora, bom humor e o modo cooperativo para 2 jogadores que era excelente. Mais recentemente, em 2006, foi lançado no Virtual Console do Nintendo Wii.



O jogo conta a história dos dois personagens que dão nome ao jogo - que são rappers alieniginas - e acidentalmente cairam com sua nave na Terra. Eles tentam escapar do planeta procurando pelas 10 partes da nave que se espalharam pelos 25 niveis do jogo, enquanto coletam presentes que contém poderes escondidos como asas, patins a jato, tomates, entre outras coisas.

São 3 modos de jogo: 1 Jogador, 2 Jogadores com tela dividida e um modo que permite você tocar músicas livremente com uma batida que você escolhe e fica colocando samples por cima. No modo normal, ainda existem duas opções: uma no qual os niveis são aleatórios ou jogar 25 niveis pré-definidos que variam de cartucho pra cartucho. O jogo tem mais de 100 variações de niveis, fazendo com que você jogue várias vezes e nunca jogue muitos niveis repetidos.

Já no jogo você tem uma visão isomérica mas a jogabilidade é descomplicada, não é como a maioria dos jogos do genero que são prejudicadas por esse ângulo de visão. Com o botão C você pode visualizar o mapa e ver por onde já passou, B você acessa o menu e vê quantos presentes você tem e A você utiliza o poder dos presentes.

Presentes estes que são achados pelo mapa e contém diversos poderes porém eles não vêm com nomes dizendo o poder na primeira vez: você tem que utilizar ele pelo menos uma vez ai todos os outros iguais vão aparecer com o nome. O problema é que tem um dos presentes que embaralha tudo e apaga todos os nomes fazendo com que você tenha que testar todos novamente pra aparecer os nomes.

Os inimigos também eram super variados: gordas cantoras de opera, dançarinas havaianas, mulheres compulsivas com carrinhos de compras, o tio gordo com cortador de grama, toupeiras cavando o chão, enxame de abelhas, tubarões no mar... Eram dos mais variados e criativos e você tinha que se virar nos 30 pra não acabar morto ou encurralado por eles.

Como o jogo era por niveis, ou andares como você preferir, ao fim de cada nivel o personagem entrava em um elevador e ia até o próximo nivel. Porém se você está no nivel 5 e por acaso cair nas beiras do estágio você cair para o nivel 4 ou até mais dependendo do caso! Era um cuidado adicional pro jogador não acabar perdendo muito tempo subindo niveis novamente.

A medida que os inimigos são mortos e sua pontuação vai aumentando você vai ganhando titulos que te concedem mais vidas e maior barra de life. Há também dinheiro para comprar presentes nas caixas de correio e alguns itens de comida no chão; mas devia-se tomar cuidado para não comer as comidas estragadas pois ela removiam o seu life ao inves de repor!


Alguns videos e screens do jogo:





Esse jogo iniciou o seu legado aqui. Se tornou um dos mascotes secundários da Sega e uma das principais franquias do Mega Drive. Com sua sátira a aliens e com músicas de rap que na época estavam em alta nos Estados Unidos o jogo obteve um sucesso bastante acima do esperado pela Sega, o que levou o jogo a ganhar uma sequencia dois anos depois do original, só que...



ToeJam and Earl in Panic on Funkotron (Johnson Voorsanguer Productions, Mega Drive) - Lançado em 1993 para Mega Drive, é uma sequencia direta do primeiro jogo da dupla alienigina. O jogo sofreu severas mudanças na jogabilidade e teve o modo de estágios aleatórios removido e isso fez com que o jogo não fosse tão recebido pela critica como o anterior. Foi lanaçado no Virtual Console do Nintendo Wii em 2007.

A história do jogo continua aonde o primeiro parou: depois de terem conseguido escapar da Terra em sua nave, eles finalmente conseguiram chegar na sua terra natal: Funkotron. Porém eles não contavam com os Earthlings, que roubaram sua nave e espalharam o terror em todo planeta. E lá vão eles novamente se aventurar, dessa vez por Funkotron e botar todos os Earthlings atrás das grades.

O jogo mudou drasticamente aqui: ao inves da visão isomérica, o jogo se tornou um jogo de plataforma 2D. O que ocorreu foi que a Sega não aprovou o projeto inicial do jogo ser parecido com o anterior e pediu para que o jogo fosse modificado, dando no que deu. Isso irritou alguns fãs do jogo, que ficaram até confusos com essa mudança.

Ainda se tinham os power ups, mas entraram algumas novas também como as fases de bonus escondidas e o botão de ataque que agora não se precisava exclusivamente de presentes pra atacar; cada um dos dois tinha um ataque unico de atirar no inimigo e derruba-lo. Um botão de salto também foi introduzido no jogo, facilitando assim a navegação pelo mapa.

As músicas que eram excelentes no jogo anterior, aqui passavam batidas e não eram tão criativas quanto o antecessor. Os inimigos que eram bem variados e engraçados também perderam um pouco da criatividade aqui e pareciam inimigos normais de um jogo qualquer...


Algumas screens e videos do jogo:





A série de uma das revelações dos estúdios da JVP, foi do céu ao inferno em apenas 2 versões, o que deixou os fãs irritados porque a série tinha tudo pra ter continuado excelente como foi o primeiro jogo mas acabou saindo esse jogo mediano que não caiu na graça da galera.

No próximo post, o último jogo da série e sua longa jornada até ser finalmente lançado e uma pequena surpresa quanto aos personagens... Até lá.

Por enquanto é só. Sigam-me os bons!! \o\~~~~~~

Ups! Não tão rápido hoje... Sei que daqui a algumas horas todos estarão comemorando Natal com seus familiares, amigos... Não sou bom com mensagens e tal, mas queria desejar a todos os leitores e visitantes do blog e suas familias um Feliz Natal e que vocês possam curtir bastante sua ceia/festa/whatever onde quer que você esteja!

Um comentário:

  1. Eu sempre via fotos do primeiro jogo naqueles encartes que vinham com jogos de MD, mas nunca nem sequer joguei ou vi alguem jogando. ;(

    ResponderExcluir