terça-feira, 24 de maio de 2011

Gunstar Heroes / Gunstar Super Heroes


Gunstar Heroes (Treasure, Mega Drive) - Lançado no dia 9 de Setembro de 1993, é um jogo de plataforma 2D com progressão lateral que também teve uma aparição no Game Gear, no mesmo ano, lançado pela M2.



Gunstar Heroes se tornou uma referencia em jogos de tiro 2D, por ter uma ação frenética, não contér slowdowns, uma variação de armas e um multiplayer aonde os parceiros não apenas ajudam com saltos ou salvando o outro mas também repartem a barra de life um com o outro para acabar com os inimigos quando um deles morre.

Outra coisa que acontece com bastante frequencia é a batalha com os chefes... Eles são grandes, cheio de sprites e animações fluidas e levam um bom tempo para serem derrotados. E se você se pergunta se o cartucho é grande, quebra a cara: são apenas 8-megabit de dados, contra 16-megabit do seu "concorrente" Contra: Hard Corps, na mesma plataforma.

História: A dinastia Gunstar tem sido a protetora do planeta Gunstar 9 (G-9) por gerações. Na sua juventude, Dr. Brown derrotou Golden Silver, um andróide destrutivo que viajou milhões de quilometros para roubar todos os recursos do planeta G-9. Dr. Brown foi capaz de extrair as Quatro Gemas Misticas, a fonte de poder do robô, e imprisionou-o em uma das luas de G-9.

Anos depois, uma nova ameaça aparece. Smash Daisaku, um ditador vicioso descobriu que os Gunstars sabem a localização das Gemas Místicas. Um dia, Smash Daisaku sequestrou o irmão mais velho de Gunstar, Green, e usou uma máquina de lavagem cerebral para fazer ele seguir suas ordens.

Com a ajuda de Green, Smash Daisaku roubou as Gemas Místicas, transformou os droides trabalhadores de G-9 em ameaças mortais e agora está se preparando para embarcar para a lua de G-9 e re-ativar Golden Silver.

O jogo trás 4 tipos básicos de arma: Force, uma arma poderosa que atira rapidamente; Lightning, um tiro lateral que atravessa os inimigos; Chaser, que persegue os inimigos; e Flame, uma arma que é poderosa a curta distancia. Combinando duas armas, gera-se uma nova. Por exemplo: combinando Lightning e Chaser resulta em um tiro perseguidor com poder elétrico.

Personagens:

  • Gunstars Red e Blue: os personagens controláveis. Irmãos gêmeos que protegem o planeta.
  • Gunstar Yellow: navegador e irmã dos Gunstars, ela dá pequenas informações durante os estágios.
  • Professor Brown: ele desativou Golden Silver no passado mas ele é muito velho para fazer isso denovo. Ao invés disso, ele vira mentor de Red e Blue.
  • Gunstar Green: recebeu lavagem cerebral e é o irmão mais velho dos gêmeos, agora trabalha para o Império. Ele controla um mecha, o Seven Force.
  • Grey: o lider do Império. Ele almeja acordar Golden Silver e remoldar o planeta ao seu modo.
  • Smash Daisaku: subordinado do Grey. Ele aparece várias vezes durante o jogo para enfrentar Red e Blue. Ele é chamado de "colonel Red" no manual da versão americana do jogo.
  • Pink, Orange e Black: comandantes de alta-patentes do Império, que aparecem como chefes de fase.

Pouco tempo depois de seu lançamento, o jogo saiu para o portátil da Sega - o Game Gear. O port não foi feito pela Treasure mas sim pelo estúdio M2. Como o console não chega nem perto das capacidades do Mega Drive, o jogo recebeu alguns cortes como a exclusão do modo Multiplayer, o estágio Black Dice Maze e vários efeitos gráficos. Mas nem tudo foi de ruim, o jogo também trouxe novas coisas como um estágio novo aonde se usa um Jetpack e a oportunidade de pilotar um dos Walkers Robots.

O jogo também recebeu um port para PC em 17 de Novembro de 2004 como parte da linha "Sega Honpo", entitulado "Sega Game Honpo Gunstar Heroes".

Em 23 de Fevereiro de 2006, foi a vez do jogo ser lançado para PlayStation 2 sob a linha "Sega Ages". Entitulado "Treasure Box", esse DVD não trás apenas este jogo mas como também Dynamite Headdy e Alien Soldier. Treasure Box também contém diversas versões desses jogos (como as de Game Gear, versões de países diferentes e o protótipo deles), e também manuais e materiais bonus.

Gunstar Heroes foi lançado no dia 11 de Dezembro de 2006 na América e em 15 de Dezembro do mesmo ano na Europa no Virtual Console. Uma versão para a Xbox Live Arcade e a PlayStation Network foi foram lançadas nos dias 10 e 11 de Junho, respectivamente, com modo multiplayer online, painel de pontuação e melhorias gráficas atráves do efeito "smoothing". Entreranto, o modo multiplayer dessa versão regrediu em relação ao original; aonde era possivel dividir metade do Life para o jogador que morreu voltar, aqui não é mais possivel, tendo qu esperar o outro jogador morrer também para voltar a jogar.

Em 22 de Novembro de 2010, Gunstar Heroes foi lançado para o Apple iOS.


Alguns videos e screenshots das versões lançadas:


Mega Drive:



Game Gear:



Xbox 360/PlayStation 3:




Em 2005, foi a vez do finado Game Boy Advance ganhar a única continuação do jogo...



Gunstar Super Heroes (Treasure, Game Boy Advance) - Lançado no dia 6 de Outubro de 2005, é a continuação direta do primeiro jogo e compartilha tudo o que ele tinha de bom mas também trás várias novidades legais à série.

Seguindo a história, logo após a destruição do "God of Ruin" (também conhecido como Golden Silver), a explosão criou 4 luas orbitando a Terra. Entretanto, vários anos depois, a criação de uma quinta lua revela o plano dee ressucitar o Imprédio e Golden Silver mais uma vez.

A maioria dos novos personagens pega seus nomes e aparencias parecidos dos originais. Você combate o Império sob os olhos de uma organização chama "The Third Eye" (abreviado 3YE) sob os nomes de Red (fêmea na versão americana, ambiguo na versão japonesa) e Blue em uma homenagem aos personagens principais do jogo anterior, junto com Yellow - que providenciava dicas importantes durante os estágios.

Os Gunstars devem viajar até as luas, parar a ressureição do Império e recapturar as Treasure Gems, as mesmas Quatro Gemas Místicas que foram usadas no jogo anterior. O jogo segue uma história diferente de acordo com o personagem que você escolhe e a dificuldade que você está jogando.

A jogabilidade recebeu uma série de mudanças do original: a jogabilidade com Red e Blue não mais se diferem pelo Free ou Fixed Shot mas ambos tem uma jogabilidade mais avançada, igual e versátil que o original. O arremeso foi removido e no lugar dele foram adicionados vários ataques corpo-a-corpo que podem ser desferidos com os botões A e B e uma combinação no D-Pad.

A possibilidade de combinar duas armas diferentes foi removida porém agora você pode escolher entre 3 tipos de armas a qualquer momento no jogo. Há também uma barra de "Supercharger" que é preenchida cada vez que você derrota um inimigo e quando ela é completa você pode utilizar um ataque super poderoso.

O jogo foi muitissimo elogiado pela midia especializada e até recebeu o titulo de Melhor Jogo de Game Boy Advance na E3 de 2005 mas mesmo assim não conseguiu vender muito bem, nunca tendo chegado na lista de jogos mais vendidos da plataforma.

Alguns videos e screenshots do jogo:





E por hoje é só. Se tá ai uma série que eu me orgulho de dizer pros outros que eu terminei é essa: os jogos são bem frenéticos, dificeis e seguem uma história bastante convincente. E a Treasure sempre foi conhecida por extrair 100% ds hardwares aonde trabalhou, o que é bem mostrado nesses dois jogos.

Semana que vem eu vou começar o meu especial da série Street Fighter começando pelo primeiro jogo lançado, depois falando da série Alpha e 2 jogos lançados pela Capcom que não são bem da série Street Fighter mas tem personagens da mesma e foram um sucesso no seu tempo.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Joguei esse jogo recentemente no Mega Drive(emulador) achei muito bacana o estilão e não conhecia. Reconheço que é um jogo que pra zerar precisa se dedicar, senão não passa nem da 1ª fase. Quem gosta de tiroteio frenético vai curtir muito esse game. Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo jogo. Me lembro de ter visto Danilo e Serginho jogando no quarto de Zé a versão do Mega Drive.

    ResponderExcluir
  3. Cara, tipo, Gunstar Heroes tem 2 plots na verdade, um americano e o Japonês, que faz mais sentido pegando o plot de Gunstar Super Heroes.

    Esse foi um jogo que aluguei muito na locadora do leleo, amigo do meu pai. E agora tive a oportunidade de rejogá-lo no MD Play da Tectoy, com as gambiarras necessárias XD

    ResponderExcluir