sexta-feira, 15 de julho de 2011

The King of Fighters XI


The King of Fighters XI (SNK Playmore, Arcade) - Lançado em 26 de Outubro de 2005 na placa Atomiswave, KOF XI é o primeiro título da série que não foi lançado com um ano no título devido a nova política de lançamentos esporádicos da empresa. Esse também é o segundo e último jogo da série à ser lançado na placa Atomiswave, sendo o primeiro deles o The King of Fighters Neowave. A empresa reservou algumas surpresas para os fãs no que se refere ao rol de personagens escolhidos para o jogo.

Uma versão caseira para PlayStation 2 foi lançada pela própria SNK Playmore no ano seguinte e foi muito bem recebida pela mídia especializada.



Jogabilidade

*Clique na imagem para melhor visualização.


História

Quem pagou pra ver, não se decepcionou com o roteiro do jogo. Além de ter vários personagens inéditos na série, o arco Contos de Ash trouxe algo surpreendente no final desse jogo.


Mukai, membro de um sindicato enigmático, conseguiu quebrar o selo do Orochi. Se aproveitando do caos subsequente, Ash Crimson agarra a oportunidade e rouba o poder do "Espelho do Yata".

Os resultados desses eventos culminam no ferimento da patrocinadora do torneio anterior, Chizuru Kagura, fazendo com que o King of Fighters tivesse um final pandemônico...

As temporadas subsequentemente correm o seu ciclo, com o tempo passando, e neste ano tivemos o anuncio de um novo KOF.

Com um grande número de caras novas se inscrevendo para a briga, outros estreantes fazem dos seus nomes conhecidos. O retorno de Eiji Kisaragi fica no topo desta lista, seguido das inscrições de Oswald, Bonne Jenet, Duck King, Momoko e Elisabeth Blanctorche.

O que esses guerreiros no topo do seu condicionamento desejam enquanto eles se reúnem para o torneio de luta mais competitivo do mundo, com o sigilo sem precedentes e a admiração que vem com ele? Com esses guerreiros prontos para o torneio, é esperado que a ação seja a mais intensa de todos os tempos.

A fachada fez com que o KOF entregasse um torneio de luta extravagante.
Mas em contraste, as ambições e desejos dos participantes levam outros eventos à acontecerem por trás das cenas.

Como irá o misterioso sindicato que é chamado de "The Atavits" reagir?

Qual será o resultado final do desencadeamento do Poder Orochi?

Podem os Três Guardiões Divinos com um dos seus membros sumido tomar controle do caos?

E quais serão os reais objetivos de Ash Crimson...?

O KING OF FIGHTERS XI está pronto para começar.
A janela da oportunidade de combate está reaberta novamente.



Personagens


Tirando o jogo de estréia, KOF XI foi o jogo que mais trouxe personagens novos para a briga.

O rol de personagens do jogo recebeu uma grande mudança, com nenhum dos times retornantes do torneio anterior permanecendo inalterado - além de 5 personagens de longa data da série estarem totalmente absentes do jogo pela primeira vez em toda a série. São eles: Chang Koehan, Joe Higashi, Mai Shiranui, Leona e Robert Garcia. Entretanto, personagens antigos como Eiji Kisaragi, Kasumi Todoh, Sie Kensou, Vanessa, Ramon e Kula Diamond retornaram para a competição.

Novos personagens para a série incluem Oswald, um "cavalheiro misterioso"; Elisabeth Blanctorche, uma amiga de infância do personagem Ash Crimson; e Momoko, uma capoeirista que é fã da Athena Asamiya e do Sie Kensou. Além desses 3, a SNK Playmore também incluiu Duck King, que fez a sua tão aguardada estréia no jogo, e Bonne Jenet do jogo Garou: Mark of the Wolves.

Personagens dos jogos Savage Reign e a sua sequencia Kizuna Encounter, assim como Buriki One, apareceram no jogo como desafiantes secretos. A versão para PlayStation 2 inclui 7 personagens adicionais do jogo Neo Geo Battle Coliseum, que ficam disponíveis assim que alguns critérios são alcançados no Challenge Mode. Esses personagens são: Mai Shiranui, Robert Garcia, Geese Howard, Tung Fu Rue, Mr. Big, Hotaru Futaba e EX Kyo Kusanagi (Kyo com a sua roupa da King of Fighters '99). E assim ficaram organizados os times do jogo:

Hero Team: Ash Crimson, Oswald e Shen Woo.
Rival Team: Elisabeth Blanctorche, Duo Lon e Benimaru Nikaido.
Agent Team: Vanessa, Blue Mary e Ramon.
K' Team: K', Maxima e Kula Diamond.
Kusagani & Yagami Team: Kyo Kusagani, Iori Yagami e Shingo Yabuki.
Fatal Fury Team: Terry Bogard, Kim Kaphwan e Duck King.
Art of Fighting Team: Ryo Sakazaki, Yuri Sakazaki e King.
Garou MOTW Team: B. Jenet, Gato e Tizoc.
Ikari Team: Ralf Jones, Clark Still e Whip.
Psycho Soldier Team: Athena Asamiya, Sie Kensou e Momoko.
Anti-Kyokugen Ryu Team: Malin, Eiji Kisaragi e Kasumi Todoh.

Mid-Chefes: Gai Tendo, Sho Hayate, Adelheid Bernstein, Jyazu e Silber.

Sub-Chefe: Shion.

Chefe Final: Magaki.


Fichas



Arenas


Alley

Aqueduct

Beach

Ice Festival

Ruins

Temple

White Town

The Final Hall

The Differents Space


Desenvolvimento

Para a versão caseira, a SNK Playmore trouxe alguns personagens do seu recém-produzido jogo Neo Geo Battle Coliseum.

Desde o primeiro jogo da série, havia um lançamento anual; o último lançado assim foi The King of Fighters 2003. Em Dezembro de 2004, Falcoon, o principal ilustrador da série, mencionou que o próximo jogo que a equipe da SNK Playmore estaria tentando lançar seria diferente da KOF Maximum Impact ou o que poderia ter sido a The King of Fighters 2004.  O desenvolvimento do jogo se inicou assim que a SNK Playmore terminou de produzir o Neo Geo Battle Coliseum.

As adições dos sub-chefes de Buriki One e Kizuna Encounter foram feitas para surpreender os jogadores. Uma vez que os seus golpes originais não "encaixariam" na KOF XI, os desenvolvedores tiveram que modifica-los. O chefe Magaki foi feito para ser "repugnante e incomodar os fãs com seus golpes", dando mais personalidade aos antagonistas, "Those from the Past". Além disso, ele foi feito para ser odiado e não desbloqueável devido a dificuldade que os jogadores tinham em derrotá-lo.

Em 08 de Setembro de 2006, a Ignition Entertainment anunciou que eles iriam lançar KOF XI em toda a Europa. Já o anuncio da SNK Playmore USA se deu apenas em 13 de Novembro de 2007. Em 17 de Dezembro de 2014, o jogo foi relançado na PSN japonesa.


Trilha Sonora

Ao invés de lançar 2 CD's separados como de costume, a SNK Playmore decidiu lançar todas as músicas em um CD duplo para tentar alavancar as vendas.

Em 04 de Janeiro de 2006, a editora Enterbrain lançou essa edição de luxo da revista Arcadia Extra com 256 páginas, sendo 192 delas coloridas, com análise do sistema básico de jogo, sprites e animações dos personagens, estratégias táticas e outras coisas que todo fã queria ter.

Em 24 de Março de 2006, Scitron e SNK Playmore lançaram o álbum "The King of Fighters XI Sound Collection", que consiste em 2 CD's com 37 faixas cada. O primeiro CD contém as músicas da versão Arcade, enquanto o segundo tem as músicas da versão PlayStation 2. As músicas foram compostas por SHA-V e tocadas por Koji Takata, Masuo Okumura e Masanori Kuki.

Lista de músicas do CD.


Recepção

Parecia que a coisa ia desandar, mas a SNK Playmore acabou surpreendendo a mídia tanto no Japão quanto no ocidente.

Em uma análise positiva, Ryan Clements do site IGN chamou The King of Fighter de "um jogo de luta 2D bem old-school", uma vez que o estilo do jogo não mudou muito desde a KOF '94 e o jogo ficou bem organizado devido à grande quantidade de personagens jogáveis e como eles tem estilos de luta bem diferentes. Ele também disse que algumas lutas podem ser bem difíceis há menos que o jogador aprenda todos os golpes dos personagens, fazendo com que se gaste um tempo aprendendo-os.

Andre Park do site GameSpot opinou que o jogo é bem balanceado com vários personagens para jogar e uma boa artwork para as ilustrações. Ele mencionou que enquanto o sub-chefe Shion é "bem forte", o chefe final Magaki é "absurdamente poderoso", apesar de sua voz não ser bem feita e a sua aparição não é impressionante. O site Eurogamer chamou o jogo de "um excelente jogo 2D" comparado com outros jogos bons como Street Fighter III, mas reclamou da ausência de personagens populares como Leona e Joe Higashi, porém elogiou a adição de personagens bônus como Mai Shiranui, Mr. Big e Robert Garcia.

Em 2012, a revista Complex colocou KOF XI como o 8º melhor jogo de luta que a SNK Playmore já fez, falando que "Shion deve ser o sub-chefe mais legal de todos os tempos."


Imagens e videos do Jogo






PlayStation 2




Capas

Lançado em 20 de Junho de 2006 no Japão, KOF XI veio com o já tradicional VS online através do serviço pago Multi Matching BB. Ele foi relançado em 28 de Junho de 2007 no selo SNK The Best.

The King of Fighters XI chegou também no ocidente com todo o conteúdo da versão original, menos o modo online. Esta também foi a última KOF inédita lançada no PlayStation 2.

Antes mesmo do jogo chegar ao PlayStation 2, a editora Enterbrain publicou esta edição da revista Arcadia Extra com várias estratégias de combate, golpes dos personagens, sprites e artworks do jogo. Eram 256 páginas no total, sendo 192 delas coloridas.



Artworks


Ash Crimson


Oswald


Shen Woo


Elizabeth Branctorche


Duo Lon


Benimaru Nikaido


Vanessa


Blue Mary


Ramon


K'


Maxima


Kula Diamond


Kyo Kusanagi


Iori Yagami


Shingo Yabuki


Terry Bogard


Kim Kaphwan


Duck King


Ryo Sakazaki


Yuri Sakazaki


King


B. Jenet


Gato


Tizoc


Ralf Jones


Clark Still


Whip


Athena Asamiya


Sie Kensou


Momoko


Malin


Eiji Kisaragi


Kasumi Todoh


Gai Tendo


Silber


Sho Hayate


Jyazu


Adelheid Bernstein


Rose Bernstein


Shion


Magaki


Magaki 2


Mai Shiranui


Robert Garcia


Geese Howard


Tung Fu Rue


Mr. Big


Hotaru Futaba


EX Kyo Kusanagi


Finalizando


Mensagem de Feliz Ano Novo de 2007 da SNK Playmore só com as cheirosas.

E por hoje é só. Com uma recepção bastante positiva, a SNK Playmore finalmente teve o retorno esperado para um jogo da série desde o lançamento de The King of Fighters 2003. Porém, a SNK Playmore ainda não estava pronta para levar à série aos gráficos 3D, e iria manter voltar à fórmula mais clássica da série nos próximos 2 títulos. Abandonando a Atomiswave em favor da "placa do momento" no Japão, a SNK Playmore iria finalmente lançar um jogo da série em alta-definição.

No próximo post falaremos sobre The King of Fighters XII, a entrada mais controversa da série. Depois de 2 jogos não tão bons comemorando o aniversário de 10 anos da série, este seria o jogo que comemoraria os 15 anos, porém algo saiu muito errado durante o desenvolvimento e eles não conseguiram deixar o produto final do jeito que eles planejavam. Saibam mais sobre isso semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Show de bola... a evolução dos jogos de versus, e ainda tem kof XII e XIII na semana que vem? Muito legal, valeu João ^^/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o roteiro da trama de Mukai perfeito!!!

    Belo tópico Dr. João!

    ResponderExcluir