quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sega & Disney Parte 2: [Mickey em 8-bits]


Castle of Illusion (Sega AM7, Master System/Game Gear) - Lançado em Dezembro de 1990 e em Abril do ano seguinte na América e Europa, apesar de trazer a mesma história da versão do Mega Drive essas versões 8-bits do jogo continham estágios totalmente inéditos e mecânicas de jogabilidade.

Além da óbvia queda na qualidade gráfica, as músicas também ficaram bastante parecidas com as originais do Mega Drive. Há menos fases e a jogabilidade é um pouco diferente devido a falta de 1 botão a mais no controle, então era basicamente uma experiência totalmente nova sendo que adaptada as limitações dos consoles.

Enquanto que a versão do Master System foi bem trabalhada, a conversão para o Game Gear foi feita as pressas usando a função de emulação dele de rodar os jogos de Master System sem modificação, tendo sido mal adaptado para a telinha do portátil.


Algumas imagens e videos do jogo:

Master System:






Game Gear:






Para o próximo lançamento, a Sega optou por não adaptar o seu lançamento de Mega Drive para seus consoles 8-bits mas sim fazer uma versão inteiramente nova que ficasse mais adequada à esses consoles.



Land of Illusion (Aspect, Master System/Game Gear) - Lançado em dezembro de 1992 no Master System e em Abril de 1993 para Game Gear, é uma sequencia direta de Castle of Illusion. Ao contrário do aconteceu no jogo anterior, a versão do Game Gear saiu depois porque levou um tempo para ser optimizada e acabou ficando com alguns detalhes a mais.

O jogo começa com Mickey lendo um livro de contos de fadas e pegando no sono enquanto o lê. Logo em seguida ele acorda em uma estranha vila e uma garota (Margarida) vem falar com ele e pede ajuda. Ela diz que o cristal mágico foi roubado dos moradores da ilha e desde então toda a beleza e felicidade que haviam ali foram substituidas por tristeza. Mickey então decide ajudar os moradores da vila e vai atrás do malvado "Phantom" que roubou o cristal.

O jogo não foge muito da fórmula usada no anterior, no qual Mickey ainda derrota os inimigos pulando encima deles ou atirando itens que são encontrados pelo chão como um bloco de preta.. Ele deve passar por 14 fases, aonde em cada uma dela há uma estrela escondida. Essas estrelas não só aumentam o seu Life como se você coletar todas as 14 no final do jogo você ganha 1.000.000 de pontos como recompensa pelo esforço.

No decorrer do jogo, Mickey irá adquirir itens que vão dar novas habilidades pra ele, como  uma corda que permite escalar paredes e uma poção que o diminuirá de tamanho. No avançar do jogo, você pode revisitar os estágios e com essas habilidades procurar pelas estrelas que estão bem escondidas pelos cenários.

Algumas imagens e videos do jogo:

Master System:







Game Gear:






Para o próximo jogo, a Sega iria levar o Master System ao seu limite tanto de processamento quanto ao tamanho de cartucho.



Legend of Illusion (Aspect, Master System / Game Gear) - Lançado para ambas as plataformas em 1994 é o terceiro e último jogo da trilogia Illusion nos 8-bits. Aqui eles tentaram mudar um pouco a jogabilidade e colocaram mais personagens famosos da Disney aqui.

Em LoI, Mickey é um simples servente no reino do Rei Bafo, que não liga pra ninguém. Um dia uma sombra paira sobre reino, matando toda a vegetação e deixando o rei bastante irritado. O conselheiro do rei conta à ele que a única maneira do reino voltar à ser o que era é ele se aventurando a procura da lendária "água da vida". Infelizmente, Rei Bafo é egoísta e covarde, mas assim que Mickey aparece ele formula um plano.

Ele faz de Mickey o honorário rei e comanda-o para ir em busca da água da vida. Mickey duvidando se podia ou não fazer algo para salvar o reino, sai atrás dos outros reis dos reinos vizinhos. Assim ele inicia sua jornada no reino do Rei Pateta...

O ataque de Mickey aqui é diferente: com o primeiro botão ele atira sabão nos inimigos ou levanta blocos e com o segundo ele salta, porém não pode derrotar mais os inimigos saltando encima deles. Também foram adicionadas várias cutscenes durante o jogo, mostrando o dialogo de Mickey com os outros reis e personagens da história.

Aqui, novamente, a versão do Game Gear saiu ganhando. Por ter uma tela menor, o jogo foi melhor adaptado e até recebeu um final mais bonito do que a versão do Master System, que dá impressão dos cenários estarem um pouco vazios e sem vida devido a resolução ser muito maior.


Algumas imagens e videos do jogo:

Master System:







Game Gear:






E por hoje é só. Na próxima semana irei falar sobre o jogo Fantasia, que foi lançado para Mega Drive e os jogos do Pato Donald que foram lançados no Master System. Apesar desses jogos não estarem ligados à série Illusion, fazem parte da parecia da Sega com a Disney que infelizmente acabou em 1995, com nenhum jogo lançado naquele ano.

Bom, é isso ai gente. Até semana que vem. :)

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

9 comentários:

  1. Gostei muito do visual do Legend of Illusion! Nem lembrava da existência desse jogo... Putz! Cê acredita que até hoje não joguei nenhum desses além do World of Illusion!? Sou um bosta mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Review bem completo da saga do rato no Master System.

    Eu prefiro o Castle of Ilusion do SMS do que o do Mega Drive, apesar dos graficos simplificados, a versão 8 bits é mais divertida!

    ResponderExcluir
  3. Os games do Mickey pra consoles SEGA joguei bem pouco (ou muito - não me lembro - quando era beeem novinho e ia jogar na casa de um primo que tinha os dois consoles). Enfim, me bateu a vontade de re-jogar os games, já que os que mais me marcaram - e eu consigo lembrar bem - foram os pra SNES (principalmente o Magical Quest 3). :D

    ResponderExcluir
  4. Vendo isso vejo como eu fui viciado nesses jogos! Joguei todos, seja nos consoles ou em emuladores.

    Até hoje tenho o cartucho de Castle of Illusion, que meu irmão escolheu para que minha mãe comprasse juntamente com o Master System. Bons tempos…

    Tinha um colega do colegial que me contou certa vez que não conseguia passar das primeiras fases de Castle of Illusion. O motivo era que logo ao jogar pela primeira vez, ao perceber que Mickey dava bundadas para atacar seus inimigos, ele caiu na gargalhada, até ter dor de barriga e esmurrar o chão. Desde então ele não fazia outra coisa senão fazer o camundongo ficar dando bundadas só para rir da cena. Juro que não associava comicidade ao ato do Mickey até ouvir esse comentário.

    Engraçado ler o texto e notar que joguei seguindo a cronologia de lançamentos. Land of Illusion me divertiu bastante, mais do que os outros aqui citados, eu diria. Achei muito divertido o jogo e suas fases. Também é curioso ver que, na minha opinião, os jogos ficaram mais desafiantes a cada lançamento, apesar de não serem tão complexos.

    O último jogo, Legend of Illusion, foi o único que não terminei. Acho que já está mais do que na hora, não? Lá vou eu…

    ResponderExcluir
  5. Ótimo review !!!

    Sega e Mickey no 8bits é show de bola, dá até vergonha alheia aqueles joguinhos do camundongo da Disney no NES!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente post!
    Mas ainda tem mais um Mickey lançado para o Master System/Game Gear: Mickey's Ultimate Challenge. Mas este nem se compara a trilogia "Illusion".
    E um fato interessante, tanto o Mickey's Ultimate Challenge quanto o Legend of Illusion só foram lançados para o Master System aqui no Brasil pela Tectoy (port's do Game Gear). São exclusivos Tectoy! =)

    ResponderExcluir
  7. Felipe, você tem razão sim: o Mickey's Ultimate Challenge foi lançado pela Tectoy no Master System porém ele não foi feito pela Sega e sim pela própria Disney, por isso eu não coloquei aqui no especial!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca gostei do Master System. Meu colega tinha um Master e eu ficava comparando com os jogos do meu NES. Acho os gráficos fracos e qualidade das músicas pobre. Quando ele comprou o Castle of Illusion, tive que dar o braço a torcer. Este jogo é maravilhoso! Gráficos, músicas, diversão, tudo perfeito. O jogo consegue te levar para um mundo de fantasias facilmente. Não vou nem falar do CoI do Mega que era uma coisa fantástica!

    Abraço a todos.

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aí vem a opinião do cara que é "do contra": eu acho que prefiro a versão do Master System de Castle of Illusion em comparação à do Mega. Mesmo ela não tendo toda a qualidade da versão 16 bits, ela é muito divertida. Foi a primeira que joguei também! Vai ver são efeitos da nostal(l)gia que me fazem gostar mais da versão de 8 bits... hehehe!
    Land of Illusion joguei pouco, mas era bem legal e a sequência eu nunca joguei, mas parece ser tão bom quanto os anteriores.
    Partindo para o terceiro capítulo da saga! :D

    ResponderExcluir