quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fatal Fury: Wild Ambition


Fatal Fury: Wild Ambition (SNK, Hyper Neo Geo 64) - Lançado nos arcades japoneses em 28 de Janeiro de 1999 (a tela titulo mostra o ano de 1998), foi também um dos últimos jogos a serem lançadas nesta placa que foi um fracasso comercial da SNK. É também o primeiro e até o momento único jogo da franquia Fatal Fury com gráficos 3D.

Jogabilidade


Mesmo sendo um jogo de luta 3D, a jogabilidade é bastante similar a de um jogo 2D. Os botões são iguais aos de Real Bout Fatal Fury 2, sendo que o botão "D" é usado para fazer o "Axis Shift" ao invés de mudar de plano. Esse movimento pode ser usado para esquivar de golpes e projéteis no plano 3D, segurando esquerda ou direita no direcional quando apertar o botão.

Cada personagem tem os seus próprios "Special Moves" e "Desperation Moves" (que são chamados de "Super Power Attacks" nessa versão). Esses Super Power Attacks são ativados quando a barra de life do lutador está piscando vermelha e não utiliza a "Heat Meter". Outros movimentos incluem arremessos, contra-ataques, provocação e se recuperar rapidamente depois de ter caído no chão.

Heat Meter: substituiu a "Power Meter" de RBFF2. Ela sempre começa a luta 50% cheia, mas isso pode variar nos outros rounds. Para encher essa barra, basta atacar ou provocar o inimigo, enquanto levar dano ou ser provocado diminui a barra. Se você parar de atacar o inimigo por alguns instantes, a barra voltará a 50% novamente.

Com a barra completamente cheia, a mensagem "MAX OK" aparecerá. Nessa hora, você pode utilizar um "Overdrive Power" ou um "Heat Blow". A barra irá esvaziar até quase o fim quando qualquer um desses movimentos for usados, mas também pode chegar a isso se você levar muitos danos ou utilizar vários contra-ataques também.

Quando isso acontecer, a mensagem "Danger" irá aparecer. Se levar muito dano com a barra quase no fim, acontecerá o "Overheat". Isso leva o lutador a ficar tonto, ficando vulnerável ao ataque inimigo.

Guard Impact: se você bloquear um ataque no momento que ele te atingir, ele será defendido e você não levará nenhum dano enquanto o oponente é empurrado para longe.

Heat Blow: é basicamente um contra-ataque que lança o oponente ao ar se você conseguir acerta-lo. Você também pode utiliza-lo enquanto o inimigo estiver atacando para interromper os seus ataques. Utilizando-o vai diminuir a Heat Meter bem próximo ao estado de Danger.

Overdrive Power: é o novo Super Special Move. Esse ataque funciona um pouco diferente das versões antigas: para utiliza-lo a Heat Meter tem que estar cheia sem precisar o life estar piscando. Utilizando esse ataque vai deixar a sua Heat Meter bem próximo do estado de Danger.


Gráfico

É aqui que o jogo começa a desandar. A Hyper Neo Geo 64 foi conhecida por ter sido lançada muito tarde em relação as concorrentes e ainda utilizar cartuchos no lugar de CDs, o que deixava os jogos caros de produzir e o hardware defasado não ajudava muito na história também. Os gráficos são medianos, mas tem um acabamento péssimo. Talvez a maior prova disso é que dá pra enxergar a linha aonde se divide o chão do estágio, que é poligonal, e o fundo do cenário que é uma imagem colada.

Essa técnica era muito usada nos primeiros jogos de luta 3D, mas talvez pela falta de experiência da SNK nesse tipo de gráficos eles ficaram realmente horriveis. O modelo dos personagens está ok, nada de tão deformado ou descaracteristico neles mas outra coisa que não está nada bem feito são os efeitos dos golpes - chega a estourar os poligonos na tela de forma estrondosa.

Na versão PlayStation eles chegaram a corrigir alguns desses defeitos mas a maioria continuou do mesmo jeito.

Trilha Sonora

As músicas também não ficaram muito boas por aqui. Uma coisa bastante caracteristica de todos os jogos anteriores, que eram vários gêneros músicais misturados, cada um de acordo com o seu personagem, não está tão evidente aqui. Tirando o tema de Terry (que depois virou tema do Fatal Fury Team na KOF '99), não há nenhum outro tema marcante, deixando a trilha sonora bastante genérica.


História

Eis aqui outro problema: não há uma história oficial escrita pela SNK. Tudo o que é dito é que é o primeiro jogo da série sendo recontando com novos personagens e algumas pequenas mudanças. Na versão do PlayStation há CGs que ajudam a tirar as dúvidas mas não há ficha sobre os personagens, apenas os novos.

Então o que posso dizer é: Geese, chefe do submundo, quer dominar a cidade de South Town com seu dinheiro e influência. Com seus guarda-costas Billy, Raiden e Yamazaki, ele conta com a proteção contra os irmãos Bogard, Terry e Andy, e seu amigo Joe, que uniu forças com os irmãos para acabar com as ambições de Geese, que matou o seu pai 10 anos atrás.

Mai é a namoradinha de Andy, que tenta chamar atenção dele a todo custo mas nunca consegue, Kim é o especialista em Tae Kwon Do que acha que esta seja a melhor arte marcial do mundo e Xiangfei é a jovem que treina artes marciais desde muito nova e fugiu de casa para participar do torneio escondida. Nada de novidade mesmo.

A inserção de alguns personagens novos não mudou a história em si, mas adicionou pequenas caracteristicas que vocês vão poder ver abaixo.


Personagens

Eles são quase que totalmente iguais à versão original do jogo. Terry, Andy e Joe ainda se unem para acabar com Geese, mas dessa vez ao lado de Mai, Kim, Xiangfei (personagem secreta no arcade) e os novatos Toji Sakata e Tsugumi Sendo. Do outro lado, Geese irá contar com a ajuda de Raiden, Yamazaki e Billy.

No PlayStation foram adicionados 2 novos personagens: Mr. Karate (Ryo Sakazaki), chefe secreto que só pode ser enfrentado se você terminar o jogo sem perder nenhum round (se você derrota-lo, ele se torna selecionável) e Duck King, que só se torna disponivel depois que você terminar o jogo com todos os personagens.

Não a ficha oficial sobre os personagens que já são conhecidos, eles mantiveram a sua história oficial do primeiro jogo, então só irei citar ficha dos personagens novos na série.


Toji Sakata

Um perfeito artista marcial em sua juventude, Touji passa o restante de sua vida passeando pelas ruas de South Town sem se preocupar com o mundo. Qualquer bandido tolo o bastante para tentar rouba-lo irá sofrer consequências terríveis e provavelmente vão parar no hospital por sua insolência. Entretanto, desde o surgimento de Geese Howard no cenário da luta, o interesse de Touji de algum modo passou.

Parece que o desafio do chefe do crime reativou aquela vontade adormecida de alguma maneira. Touji está totalmente ciente do estilo lendário Hakkyokuseiken de Geese, uma vez que ele enfrentou Tung Fu Rue, mestre de Geese, várias vezes no passado. Inspirado pelo novo lote de lutadores que apareceram para desafiar Geese, Touji talvez reviva o sua antiga chama e ensine uma coisa ou duas a essa nova geração.

Tsugumi Sendo

Uma estudante de ensino médio que entrou num programa de intercâmbio em South Town, ela se ve submetida em uma cidade com uma paixão não natural pela luta. Embora essa não seja precisamente o tipo de cidade que ela esperava, cheia de crimes e ambições malvadas, Tsugimi achou um bom lugar para praticar suas habilidades de luta livre que ela aprendeu no Japão.

Ela ouve rumores sobre num novo lider do crime chamado Geese Howard e fica intrigada pelo fato de que ele derrotou vários lutadores sem muito esforço. Ainda por cima, ela acha interessante o fato de que vários lutadores de diferentes escolas de artes marciais vagueiam pelas ruas em procura de uma boa luta. Ela começa a pensar que sua viagem para South Town talvez seja mais do que apenas estudar.

Na ordem, fileira por fileira, esquerda para direita:

Terry Bogard, Andy Bogard, Joe Higashi
Kim Kaphwan, Mai Shiranui, Li Xiangfei
Raiden, Ryuji Yamazaki, Billy Kane
Geese Howard, Mr. Karate II, Duck King


Versões lançadas

Em 24 de Junho de 1999, o PlayStation recebeu uma versão do jogo com todas as melhorias que eu citei acima: gráficos um pouco de nada mais refinados, CGs contando a história do jogo ao invés das cutscenes do arcade e 2 personagens secretos. A trilha sonora das duas versões é idêntica, sendo que a do PS1 tem as músicas de Mr. Karate e Duck King.

Como de prache, há um modo Versus e depois que você terminar com todos os personagens pelo menos uma vez habilita também o Tournament Mode, que como o próprio nome sugere permite você criar campeonatos com mais de 1 personagem.

Essa versão foi lançada na PSN para PlayStation 3 e PSP em 25 de Abril de 2007 apenas no Japão.

PlayStation:








Hyper Neo Geo 64:





E por hoje é só. Como vocês podem ver, a SNK bem que tentou investir em 3D naquela época mas não deu muito certo. É tanto que a sua placa Hyper Neo Geo 64 não chegou a ter nem 10 jogos lançados nos quase 2 anos que ela ficou no mercado.  Não é que os jogos sejam feios, mas eles se tornaram ultrapassados rápido demais pois suas concorrentes já estavam mostrando placas mais poderosas e viáveis que utilizavam CD como midia e eram mais fáceis de mexer.

Pelo menos uma coisa fica na nossa lembrança sobre esse jogo: no PlayStation eles colocaram diversas artworks bonitas entre as telas de loading para o próximo adversário. Eu separei aqui todas para vocês visualizarem:




E essa é uma das poucas boas lembranças que eu guardei do jogo: a Artwork. O responsável por ela é o mesmo por trás de The King of Fighters EX2 (GBA) e The King of Fighters XI. São muito belas mesmo, eu guardei aqui essas imagens bem separadinhas para nunca perde-las. Mas chega de mimimi, semana que vem é chegada a hora de dizer adeus a série Fatal Fury com seu último jogo lançado "Garou: Mark of the Wolves".

Vou falar de tudo o que eu puder do jogo e também mencionar algumas informações oficiais que rondaram em torno da suposta continuação "Garou 2", portanto fiquem de olho que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

10 comentários:

  1. As pessoas que gostam de um bom jogo de luta não tem do que se queixar do blog. Esse tipo de jogo tem recebido uma atenção especial aqui, até os que são menos conhecidos.

    #materiashowdebola

    ResponderExcluir
  2. joguei muito esse jogo...
    cara seu blog ta de parabens..............

    ResponderExcluir
  3. A lutadora japonesa de luta livre (Wrestling) Tsugumi Sendo é levemente baseada na protagonista Yawara Inokuma do anime e mangá Yawara.

    O lutador japonês de Daito-ryu aiki-jujutsu Touji Sakata era um dos mestres de Geese Howard e era o melhor amigo e rival de Tatsumi Suoh, o avô de Blue Mary, um lutador japonês de Kobujutsu que também treinou Geese.

    ResponderExcluir
  4. Cara... eu tinha aprendido na época a jogar com o KIM e com o TERRY... mas ae eu desaprendi kkkkkkkkkkkkkkkkk Mas eu gosto desse jogo, mesmo nao sendo um mestre nele.. Valeu sempre pela atenção SNK amigão!

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo foi um erro, nem considero parte da franquia...

    ResponderExcluir
  6. Não preciso nem dizer, né? Esse eu também não joguei! huuahhauahu
    Pra falar a verdade, nem sabia que existia um Fatal Fury 3D.
    Aliás, quanto jogo da série que eu mal ouvi falar, estacionei nos primeiros e nunca mais vi.
    Como não sou tão fã de jogos 3D de luta, acho que desse eu vou passar longe.
    Mas bacana, legal ficar sabendo sobre o jogo, sua estória e tudo mais.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Vejo um embrião do que viria a ser o KOF Maximum Impact, que é um jogo com um sistema de combos até divertidinho, vá lá. Legal que esse jogo deve ter sido uma resposta ao Rival Schools e Street Fighter ex, que nem era tão legal assim. Essa ânsia de fazer jogo em 3D rendeu umas pérolas cults por aí...

    Parabéns pelo blog, velho. Descobri agora e vou visitar com mais frequência.
    Saudações

    ResponderExcluir
  8. Mais um post perfeito de uma das melhores sagas de lutas dos games! Eu até que gostava dessa versão meio 3D, assim como os Street Fighters EX.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. esse é um dos meus fatal fury preferidos, joguei demaissss até campeonato participei chegei nas semi finais jogando com terry, kim e as vezes com a Li Xiangfei mas hoje dia teria que treinar tudo de novo hehe

    ResponderExcluir
  10. Parabens João. Li todos os seus post. Estão excelentes. Espero que você continue sempre publicando coisas sobre SNK. Valeu. Assinado fã SNK!

    ResponderExcluir