sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mighty Morphin Power Rangers


Mighty Morphin Power Rangers (Bandai/Sega, Multiplataforma) - Mighty Morphin Power Rangers é o título de 5 diferentes jogos baseados na série de TV de mesmo nome, que foram lançados para Mega Drive, Super Nintendo, Game Gear, Game Boy e Sega CD entre 1994 e 1995. As versões Nintendo foram lançadas pela Bandai e as versões Sega foram publicadas pela mesma.

Todas as versões do jogo são únicas, ou seja: nenhuma é um port ou adaptação de outra versão, fazendo com que sejam 5 jogos únicos em cada uma das plataformas que foram lançadas, utilizando-se de suas devidas limitações e capacidades de hardware apenas.


Super Nintendo



Esta versão do jogo é um jogo de ação de progressão lateral composto de 7 fases que são divididas em 2 tipos de jogabilidades diferentes. Nas primeiras 5 áreas, é possivel controlar 1 dos 5 Power Rangers originais (Jason, Zack, Kimberly, Billy e Trini) enquanto eles são mandados para uma certa localização que foi invadida pelos monstros de massa de Rita Repulsa.

A fase começa com eles em sua forma civil, utilizando técnicas de combate corpo-a-corpo até chegar a um certo ponto da fase aonde o chefe se "apresenta" e então eles morfam para a sua forma Ranger até derrota-lo no final da fase. Nesta forma Ranger, os ataques são baseados na arma de cada um dos personagens e um pequeno repertório de habilidades especiais como pular em paredes e explosão de corpos.

Há também um ataque especial que irá acertar todos os inimigos na tela de uma vez, mas só pode ser utilizado uma vez até a sua barra ser completa novamente.

Nas duas áreas finais, o jogador controlará o Megazord e lutará contra um monstro gigante. Enquanto sob controle do Megazord, é possivel utilizar uma barra de força que é mostrada abaixo da tela. Essa barra mostra que tipo de ataque especial é possivel utilizar, dependendo de quanto poder esteja presente na mesma. São 4 tipos diferentes de ataques possíveis com essa barra.

Infelizmente, o jogo é para apenas 1 jogador mas há um modo secreto aonde as lutas com o Megazord podem ser acessadas através de um password para serem jogadas com 2 jogadores - 1 controlando o Megazord e o outro o monstro.

Os 7 chefes do jogo são baseados em vilões que apareceram na primeira temporada da série:

Area 1: Bones
Area 2: Gnarly Gnome
Area 3: Eye Guy
Area 4: Genie
Area 5: Dark Warrior
Area 6: Mutitus (apenas na segunda forma)
Area 7: Cyclopsis (as duas formas)


Essa versão do jogo foi desenvolvida pela Natsume e publicada pela Bandai America em Setembro de 1994 nos Estados Unidos, 16 de Janeiro de 1995 na Europa e 25 de Novembro de 1995 no Japão. Essa também foi a única versão do jogo a ser lançada no Japão.

Algumas imagens e videos do jogo:





Game Boy



Esta versão do jogo também é um jogo de ação de progressão lateral porém composto de apenas 5 fases, cada uma dividida em 2 segmentos. No primeiro segmento, o jogador controla 1 dos 5 Power Rangers originais enquanto eles lutam contra os bonecos de massa na área até chegar ao seu objetivo. É possivel utilizar um ataque normal ou um ataque mais forte que consome uma parte da barra de saúde quando utilizado.

Quando o jogador chega ao fim da fase, ele irá controlar o Megazord e lutará contra o monstro gigante - esse é o segundo segmento da fase. Como os Rangers, o Megazord também tem o ataque regular com a espada e um ataque de raio mais forte que consome uma parte da barra de saúde quando utilizado.

Os 5 chefes são baseados em vilões da primeira temporada da série de TV, com a excessão de King Sphinx que só apareceu em um episódio.

Level 1: Squatt
Level 2: King Sphinx
Level 3: Baboo
Level 4: Goldar
Level 5: Rita Repulsa


Essa versão foi produzida pela Pixel e publicada pela Bandai America em Agosto de 1994 nos Estados Unidos e Europa. Essa versão também é compatível com o Super Game Boy para ser jogado em cores.

Algumas imagens e videos dessa versão:





Mega Drive



Esta versão do jogo é no estilo de luta 1-on-1, apresentado 2 modos diferentes: 1-Player Scenario Mode (o modo história) e o 2-Player Battle Mode (o modo versus). Cada personagem tem 2 ataques básicos (normal e forte), assim como alguns golpes especiais baseados em comandos.

No modo Scenario, as lutas consistem em 2 segmentos: o primeiro com o monstro em seu tamanho normal e os rangers já morfados; depois do monstro ser derrotado pela primeira vez, uma versão gigante dele irá aparecer e você irá enfrenta-lo com o robô gigante. No inicio há apenas o Megazord, porém depois de completar a segunda fase, o ranger verde irá se transformar em um personagem controlável, assim como o seu Dragonzord.

Esse modo consiste em 5 fases, com os seguintes adversários:

Level 1 - Minotaur
Level 2 - Evil Green Ranger (sumona o Dragonzord no segundo segmento)
Level 3 - Madam Woe
Level 4 - Goldar
Level 5 - Cyclopsis (2 segmentos apenas com o Zord)

No modo batalha, é possivel escolher entre os 6 rangers, 2 zords e um dos 4 monstros para lutarem contra. O Megazord, Dragonzord e Cyclopsis não podem lutar contra nenhum dos 6 rangers e vice-versa. Adicionalmente, nenhum jogador pode escolher o mesmo personagem.

Um código especial permite jogar com o Evil Green Ranger neste modo. Ele nada mais é que o ranger verde com o ataque Sword of Darkness a mais e ele pode enfrentar o Megazord, Dragonzord e Cyclopsis.


Essa versão foi produzida pela Banpresto e publicado pela Sega of America em 20 de Maio de 1994 nos Estados Unidos e no fim de 1994 na Europa.

Algumas imagens e videos dessa versão:





Game Gear



Esta versão também é um jogo de luta parecido com a versão Mega Drive, porém não é idêntico. Aqui, o jogador tem 3 ataques básicos (um dos quais é ativado apertando os 2 botões simultaneamente), um arremesso e 3 golpes especiais por personagem.

O jogo consiste em 3 modos diferentes: um modo história single player, que trás uma série de batalhas com história de fundo contra a CPU; o modo VS single player; e um modo 2-players via Cabo Link.

O modo história é formado por 7 fases, cada uma consistindo em 2 segmentos. No primeiro, um membro dos Power Rangers irá lutar contra uma série de bonecos de massa enviados por Rita, assim como encontros ocasionais com Goldar, antes de confrontar o chefe da fase no final. No segundo segmento, um dos Zords toma lugar e enfrenta uma versão gigante do chefe. Apenas o Stage 4 não segue essa linha, tendo o segmento Zord antes do Ranger lutar.

Inicialmente, apenas os 5 Power Rangers originais estão disponíveis, assim como o Megazord. Porém, depois de derrotar o ranger verde no Stage 4, ele e o seu Dragonzord se tornam personagens selecionáveis. Também é possivel utilizados no modo VS.

O modo história trás os seguintes monstros nas fases:

Stage 1: King Sphinx
Stage 2: Knasty Knight
Stage 3: Evil Green Ranger
Stage 4: Dragonzord
Stage 5: Shellshock
Stage 6: Polluticorn
Stage 7: Goldar and Cyclopsis

No modo Vs via Cabo Link, o jogador pode escolher jogar com qualquer um dos 16 personagens existentes. Os 6 rangers os monstros não podem lutar contra os 3 Zords e o Cyclopsis. O mesmo personagem não pode ser utilizados pelos jogadores. Depois de terminado o modo Story, o Dream Mode é desbloqueado e as opções do modo VS. aumentam e pode ser escolhido qualquer lutador contra qualquer um, sem as limitações supracitadas.


Essa versão foi desenvolvida pela Sims e publicado pela Sega of America em 1994 nos Estados Unidos e na Europa. Entre as versões lançadas, essa foi que recebeu maior feedback dos fãs na época do lançamento.

Algumas imagens e videos dessa versão:





Sega CD



Esta versão é um FMV com jogabilidade bastante parecida com Dragon's Lair, aonde os jogadores devem apertar botões em momentos precisos assim que eles aparecem na tela para se dar bem, dando aquela falsa impressão de estar controlando os Power Rangers.

Se você apertar o botão ou apertar aleatoriamente um deles, o jogo irá fazer um barulho, a tela irá chacoalhar e a barra de saúde irá diminuir. Entretanto, em algumas partes do jogo é possivel apertar certos botões que não aparecem na tela para ganhar pontos extras.

No final de cada fase, a sua performace é avaliada e com os pontos adquiridos é possivel encher a barra de saúde e até mesmo ganhar 1 vida. O jogo trás conteúdo de 5 episódios da série, porém cortados drásticamente por causa do tamanho do disco. Como resultado, o episódio "Green With Evil" que era dividido em 5 partes, acabou ficando só em 4 partes no jogo.

Eis aqui a lista de episódios presentes no jogo e sua relativa fase:

Level 01 - Creation of the Power Rangers
Level 02 - Green With Evil: Part One
Level 03 - Green With Evil: Part Two
Level 04 - Green With Evil: Part Three
Level 05 - Green With Evil: Part Four
Level 06 - The Green Candle: Part One
Level 07 - The Green Candle: Part Two
Level 08 - The Crystal of Nightmares
Level 09 - Doomsday: Part One
Level 10 - Doomsday: Part Two


Esse jogo foi desenvolvido pela Sega TruVideo e publicado pela Sega of America nos Estados Unidos e Europa em 1995. A recepção do jogo foi negativa à regular, tendo recebido uma nota 4.7 do site GameStats.

Algumas imagens e videos dessa versão:





E por hoje é só. Como vocês podem ver, as empresas investiram pesado em jogos baseados na primeira temporada de Power Rangers devido ao grande sucesso que a série de TV teve na época. Fica apenas uma pequena curiosidade: nenhum dos jogos foi feito por uma empresa americana, mas sim estúdios japoneses que desenvolveram o jogo para serem distribuidos por lá. Antigamente o mercado japonês ainda era muito mais forte que o americano então eles não quiseram brincar em serviço quanto à esses jogos.

Continuando a avalanche do sucesso da série, na semana que vem eu trago os jogos que foram baseados no filme que foi lançado em 1995 e chegou a passar nos cinemas brasileiros. Então é isso ai, vejo vocês na semana que vem com um novo post sobre Power Rangers.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários: