sexta-feira, 1 de março de 2013

Darkstalkers: The Night Warriors



Darkstalkers: The Night Warriors (Capcom, CP System II) - Lançado em 30 de Junho de 1994 no Japão, é o primeiro título da série Darkstalkers, desenvolvido e lançado pela Capcom originalmente para Arcades.



Jogabilidade

O jogo trás a mesma jogabilidade que a Capcom desenvolvia na série Street Fighter II, porém com várias adições como o "Air Blocking" (Defesa Aérea), "Crouch Walking" (Andar Abaixado) e "Chain Combos" (Combos de Ligação). Também foi incluida uma barra "SPECIAL" similar à barra "Super Combo" de Street Fighter II Turbo, no qual o jogador pode enche-la para poder fazer um golpe especial (ES) ou uma versão mais forte de um golpe normal (EX).

Diferente de SSFII Turbo, a barra Special vai esvaziando automaticamente e há menos que o jogador utilize-a, ela não poderá ser utilizada até que seja preenchida novamente. Isso previne que o jogador fique acumulando golpes especiais na luta.


História

Demitri Maximoff decide criar um torneio no planeta Terra para ver qual dos Darkstalkers é digno de reinar o Demon World (Mundo dos Monstros). Pyron, que acredita que deve ser o governante dos Darkstalkers, decide entrar no torneio.

O jogo trás 10 personagens selecionáveis e 2 chefes não-selecionáveis.


Demitri

Raça: Vampiro
Data de Nascimento: 1483
Local de Nascimento: Romênia
Altura: 1,97m
Peso: 101kg

Jon Talbain

Raça: Lobisomem
Data de Nascimento: 1940
Local de Nascimento: Inglaterra
Altura: 1,86m
Peso: 70kg

Victor

Raça: Monstro de Frankenstein
Data de Nascimento: 1830
Local de Nascimento: Alemanha
Altura: 2,49m
Peso: 230kg

Lord Raptor

Raça: Zumbi
Data de Nascimento: 1889
Local de Nascimento: Austrália
Altura: 1,80m
Peso: 39kg

Morrigan

Raça: Súcubo
Data de Nascimento: 1678
Local de Nascimento: Escócia
Altura: 1,72m
Peso: 58kg

Anakaris

Raça: Múmia
Data de Nascimento: 2664 a.C.
Local de Nascimento: Egito
Altura: 2,70m
Peso: Variável, podendo variar de 500g à 500kg

Felicia

Raça: Mulher-gato
Data de Nascimento: 1967
Local de Nascimento: Estados Unidos
Altura: 1,68m
Peso: 58kg

Bishamon

Nome completo: Oboro Bishamon
Raça: Samurai Amaldiçoado
Data de Nascimento: 1673
Local de Nascimento: Japão
Altura: 1,90m
Peso: Desconhecido (sua armadura pesa 60kg)

Rikuo

Raça: Tritão
Data de Nascimento: 1953
Local de Nascimento: Brasil
Altura: 1,84m
Peso: 62kg

Sasquatch

Raça: Pé-grande
Data de Nascimento: 1903
Local de Nascimento: Canadá
Altura: 1,66m
Peso: 180kg

Huitzil

Raça: Robô
Data de "Nascimento": por volta de 65 milhões de anos atrás
Local de Origem: México
Altura: 2,22m
Peso: 2270kg

Pyron

Raça: Alienígena
Data de Nascimento: Desconhecida
Local de Nascimento: Planeta Hellstorm
Altura: Desconhecida
Peso: Desconhecido




Galeria de Fases

Sala do Trono - Romênia

Castelo Aensland - Inglaterra

Castle von Gerdenheim - Alemanha

Cemitério - Austrália

Ruas - Inglaterra

Tumba - Egito

Teto do Cassino - Estados Unidos

Povoado - Japão

Floresta Alagada - Brasil

Povoado dos Pé-Grande - Canadá

Fábrica de Robôs - México

Planeta Hellstorm


Diferenças Regionais

O Arcade original viu várias mudanças quando foi lançado em outros países. O original japonês, chamado "Vampire: The Night Warriors" teve o título modificado para "Darkstalkers: The Night Warriors". O nome de vários personagens também foram modificados; Aulbath, Gallon, Phobos e Zabel Zarock tiveram seus nomes mudados para Rikyo, Jon Talbain, Hukil e Lord Raptor, respectivamente.

Na versão original japonesa, cada personagem tinha várias linhas de vitória assim como uma borda ao redor do texto. Nas versões subsequentes, cada personagem tinha apenas 1 linha de vitória e as bordas foram removidas.


Algumas imagens e videos do jogo:





Versões Caseiras

Darkstalkers: The Nightwarriors foi portado para o PlayStation em 22 de Março de 1996 pela Psygnosis e lançado no Japão e América do Norte - na mesma época que o Sega Saturn recebia o seu port de "Night Warriors: Darkstalkers' Revenge".

Na versão japonesa, "Vampire: The Night Warriors" trazia uma nova música de abertura "Trouble Man" por Eikichi Yazawa. Essa mesma música foi usada depois na animação da série, mas não aparece nas versões em inglês do jogo. Essa versão caseira trás os modos Arcade, 2-P Versus e Option. A única coisa que faltou foi um sistema para salvar as pontuações mais altas.

Em 29 de Novembro de 2011, a versão japonesa do PlayStation foi lançada na PSN compatível com PlayStation 3 e PSP.

Em 2000, a Capcom lançou "Vampire Chronicle for Matching Service" apenas por encomenda para ser jogado online. A coletânea trás as 5 versões do jogo (esta, Night Warriors, vampire Savior, Savior 2 e Hunter 2) e foi lançada em 12 de Dezembro de 2004 no PSP com o novo modo "Chaos Tower" sob o título "Darkstalkers Chronicle: The Chaos Tower" em todas as regiões. Em 19 de Maio de 2005, o jogo apareceu na coletânea "Vampire: Darkstalkers Collection" para PlayStation 2, essa porém apenas no Japão.

Em algum ponto durante o desenvolvimento do jogo, a Capcom chegou a cogitar um lançamento no 32X, porém o projeto nunca saiu do papel.

Vídeos da Versão PlayStation:





Galeria de Capas













Recepção

A revista VideoGames & Computer Entertainment (VGCE) deu 9/10 como nota pro jogo. No lançamento caseiro, a revista "PlayStation Magazine" deu a Darkstalkers a nota 7/10 falando "é um bom jogo de luta mas não é um Street Fighter Alpha".

A VGCE nomiou a versão Arcade de Darkstalkers como o segundo melhor jogo na categoria "Jogo do Ano" e "Melhor Jogo de Luta de 1994". Em 2007, o site CraveOnline colocou Darkstalkers na 9ª Colocação nos melhores jogos de luta 2D de todos os tempos falando o seguinte: "um título da Capcom essencial para o domínio da Capcom no gênero" e "uma surpresa que fez o seu lugar entre outros jogos do gênero".


Finalizando

Darkstalkers começou bem simples, com uma jogabilidade variante de Street Fighter II mas logo ganharia espaço entre os grandes jogos de luta na década de 1990 e deixaria sua marca. Recentemente, a Capcom anunciou uma coletânea em HD, com previsão de lançamento para 22 de Março de 2013 (daqui a 21 dias), então fiquem de olho que os jogos estarão em HD e widescreen! (pelo menos é o que eles prometeram né...), porém ela não vai incluir esse primeiro, apenas o segundo e o terceiro!

Semana que vem eu continuo falando da série Darkstalkers falando sobre o segundo jogo: "Nightwarriors: Darkstalkers Revenge". Lembrando que esse post foi pedido pelo fdp Juninho Rodrigues do blog Lugar de Nerd! Visitem o blog dele que tem um excelente material pra quem gosta de todo o tipo de assunto relacionado à games: listas, piadas, reviews, tudo! Vejo vocês na semana que vem com um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. eita game que levei altas surras nos botecos da vida, nunca zerei isso no Arcade -___-''' eu era ultra noob ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Fdp é você seu safado.

    Mas e que post foda viu. Como de costume por sinal.

    Entretando, vindo da Capcom é meio de se duvidar que saia tudo muito bom, se os jogos estiverem todos em português e com final direitinho, até penso em comprar. Do contrário, fico com o de PSP mesmo, que por sinal tem a capa mais bonita e com arte mais caprichada.

    Me deixa triste ver um jogo com potencial danado nas mãos da Capcom e ela poderia usar bem os personagens e criar finais caprichados como sei lá, Soul Calibur I, Street Fighter Alpha 3 ou criar um modo Story tipo Blazblue e Guilty Gear pra eles e NADA DE USAR O POTENCIAL DO JOGO. PQP!

    O meu grande medo é que sairá um novo game da série com a engine do Street Fighter IV, e o SFXT foi a prova de que o Ono não soube aproveitar lá tão bem o potencial da engine.

    Fico com medo do resultado pra ser sincero. Principalmente com o lance do roteiro...

    E valeu pela indicação do "brog" e por citar o meu pedido.

    ResponderExcluir
  3. um dos jogos que mais jogo do gênero Luta. quantas vezes zerei com todos os personagem.

    na minha opinião, o elenco de Drakstalkers tem mais carisma do que personagens de muito game famoso de luta.

    ResponderExcluir
  4. Só uma correção: O Castelo Aensland fica na Escócia, não na Inglaterra. De resto, bom artigo!

    ResponderExcluir