quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bust A Groove 2


Bust a Groove 2 (Metro Graphics, PlayStation) - Lançado em 31 de Março de 1999 no Japão e em 15 de Abril nos Estados Unidos, o jogo é uma sequência direta do anterior que foi lançado como "Bust a Move 2: Dance Tengoku Mix" no Japão e nunca foi lançado na Europa. Um terceiro jogo da série, Dance Summit 2001, foi lançado exclusivamente para o PlayStation 2 no Japão.

O jogo se passa exatamente 1 ano depois dos acontecimentos do jogo anterior e compartilha os mesmos elementos de jogabilidade, porém com pequenas novidades. Ele combina movimentos de dança com habilidades especiais para atingir o oponente. O jogo também trás novas músicas, personagens e roupas atualizadas para os personagens antigos.



Jogabilidade

A jogabilidade de Bust A Groove 2 é a mesma do titulo anterior. Entretanto, os cenários estão mais variados e a medida que a sua pontuação vai ficando maior, eles vão ganhando mais efeitos e mudanças.

O modo single player por sua vez recebeu algumas mudanças como os caminhos divididos em ramificações que fazem você enfrentar oponentes mais difíceis dependendo do qual bem você estiver dançando. A barra de popularidade foi removida; agora o seu personagem tem uma pequena borda ao redor do seu nome que muda de cor dependendo do quão bem você estiver dançando. Além disso, uma nova barra aparece no meio da tela e conta cada "Cool, Chillin' e Freeze" que acontece. Quando todas as 3 barras estão cheias, seus pontos são duplicados por cada movimento que você fizer durante esse tempo.

Outros modos de jogo incluem o tradicional "2-Player VS", "Practice Mode" para ajudar você a se acostumar com os tempos das 4 batidas e o modo "Dance-View" que permite você ver movimentos individuais de dança e escolher uma ordem para assisti-los e criar suas próprias danças. Além disso, o jogo também incluiu 2 novos movimentos além do "somersault" e o "jammer", são eles: Reflect Move (devolver o jammer para o oponente) e Guard Attack (defender o jammer sem ser interrompido).


Fever Time

Se os jogadores conseguirem fazer uma dança completamente excelente sem muitos erros e com uma pontuação alta, eles irão então completar uma dança solo especial chamada de "Fever Time" no final da disputa. Geralmente o Fever Time é completado depois que o estágio já foi terminado e foi completamente intensificado. Em alguns casos, é possível ter ambos os personagens completando um Fever Time juntos se eles completarem o estágio com pontuações bem próximas. Normalmente, se a diferença de pontos estiver entre 100-1000 pontos acima ou abaixo do seu oponente.

"Intensificando" um estágio, envolve jogadores dançar no topo de suas habilidades, com timing perfeito e quase nenhum erro incluído. Quando os dançarinos vão acumulando os seus pontos, o estágio no qual eles estão dançando vai mudando gradualmente, e isso é chamado de "Intensificando".


Personagens

Os personagens inicias Heat, Hiro, Kelly, Kitty-N, Shorty, Strike e Capoeira foram mantidos do primeiro Bust a Groove e vários personagens foram removidos do jogo como Pinky, Hamm, Frida, Gas-O e o personagem secreto Burger Dog (que faz uma aparição no estágio da Comet). Eles foram substituídos por vários personagens novos, entre eles: Comet, Bi-O e Tsutomu.

Alguns personagens secretos foram introduzidos no jogo e podem ser desbloqueados depois de completar certas tarefas. Pander e Robo-Z Gold são os únicos personagens secretos que tem o seu próprio estilo de dança, os outros sendo apenas "skins" de personagens normais do jogo.


Principais:

Bi-O
Idade: 47 anos
Estilo de Dança: Zumbi
Jammer: Remove a sua cabeça pelo machado que está cravado nela e atira-a no oponente. Quando a tela dá um close dá pra ver ele mordendo o oponente.

Um humano-zumbificado com um machado preso em sua cabeça. Ele é o pai de Gas-O do primeiro Bust a Groove. Na procura pela cura de sua condição atual, ele viaja em um navio fantasma.


Capoeira
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: Capoeira
Jammer: Um misterioso pequeno satélite aparece sob o oponente e produz um raio de luz que encolhe o oponente, deixando-o com corpos pequenos e cabeças grandes.

Os parceiros alieníginas Kiki e Lala que vieram do planeta Capoeira continuam a sua jornada à procura de cada outdoor que eles podem encontrar na Terra.


Comet
Idade: 16 anos
Estilo de Dança: Dança sob patins
Jammer: Usando uma varinha, Comet magicamente transforma o oponente em comida ou pequenos animais.

Uma garçonete que trabalha no Sushi Planet e dança sob patins. Além de ser uma garçonete, ela possui poderes mágicos que pode mudar qualquer pessoa em qualquer tipo de comida que ela quiser. É irmã de Frida do primeiro Bust a Groove, que descobriu seus poderes depois de ser sequestrada e quase ser morta pelos mantenedores que quase não receberam as suas demandas.

É possivel notar que ela é baseada num antigo Tokusatsu dos anos 1960 chamado "Cosmic Baton Girl Cometto-san" da Toho Animation. A personagem "Comet" do remake de 2001 tem uma aparência bem parecida com a Comet do jogo.


Heat
Idade: 20 anos
Estilo de Dança: Break Dancing com movimentos no chão
Jammer: Uma chama gigante vai em direção do oponente.

Um ex-corredor profissional que ganhou habilidade de atirar chamas depois de um acidente nas pistas. Traumatizado, ele se tornou um dançarino.


Hiro
Idade: 21 anos
Estilo de Dança: Disco tradicional com influências acrobáticas e robóticas
Jammer: Uma foto autografada de si cai sobre o oponente.

Um geek que ama computadores e ele mesmo. Ele se transforma em um playboy e dança Disco à noite, mas ele na verdade é tímido com as mulheres.


Kelly
Idade: 24 anos
Estilo de Dança: Soul com Grinding
Jammer: Kelly pega um megafone e grita através dele sob o oponente, derrubando eles.

Uma investidora / secretária de banco que tinha um fetish por objetos infantis. Seu chefe, que gosta de se vestir com roupas do sexo oposto (no qual ela tem uma queda) barrou-a por causa do seu desgosto por esse fetish, deixando-a envergonhada e sem palavras. Cansada de ser capacho de todos, ela mudou a sua roupa de coelhinha e agora veste uma roupa de policial que deu a ela auto-confiança e liberou o seu poder para se transformar na rainha de dança underground.


Kitty-N
Idade: 18 anos
Estilo de Dança: Techno, Jazz, Funk
Jammer: Um guindaste gigante aparece sob o oponente e o levanta, soltando-o depois no chão.

Antiga membro do grupo "Miracle 5". Ela está apaixonada pelo instrutor de dança Michael Doi, mas ele é gay. Agora Kitty-N está em uma missão pelo amor.


Shorty
Idade: 14 anos
Estilo de Dança: Soul psicodélico com um pouco de Jazz
Jammer: Um bolo gigante cai sob o oponente.

Filha de um pai DJ e uma mãe modelo, ela estava se sentindo sozinha até os seus pais a deram Columbo, um rato que come qualquer coisa que vê. Agora ela e Columbo dançam o dia todo por diversão.


Strike
Idade: 22 anos
Estilo de Dança: Hip Hop
Jammer: Strike saca a sua metralhadora e começa a atirar; a tela balança se o ataque for bem sucedido.

Depois dos eventos do primeiro Bust a Groove, Strike logo virou uma nova página na penitenciária estadual por um crime que ele não cometeu. Depois de sua liberação devido ao seu bom comportamento, ele e seus amigos da prisão formaram um grupo super popular de rap "Notorius", varrendo a nação com críticas e autenticidade em suas fortes letras. Satisfeito com o respeito, saúde e fama que vieram com os seus talentos, Strike logo faz o seu caminho para o mundo da dança para mostrar do que ele é verdadeiramente feito.


Tsutomu
Idade: 11 anos
Estilo de Dança: House
Jammer: Uma porta aparece na frente do oponente, abre-se e um grande objeto cai encima dele.

Um garoto que não é amado na escola porque os seus pais são ricos. A única pessoa que é legal com ele é a sua professora, Miss Maroe. Ele tem uma queda por ela e quer casar com ela quando tiver 18 anos.



Escondidos:


ChiChi & Sally
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: o mesmo de "Capoeira"
Jammer: o mesmo de "Capoeira".

Dois irmãos aliens fofos que gostam de colocar a língua pra fora. Eles podem ser vistos aparecendo e desaparecendo no estágio do Capoeira.


Columbo
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: o mesmo de "Shorty"
Jammer: o mesmo de "Shorty", mas um pudim cai no lugar do bolo.

Columbo retorna com Shorty. Ele também pode ser visto sentado na cabeça dela. Shorty recebeu Columbo como um presente de seus pais para manter companhia à ela quando eles estiverem longe.


Hustle Kong
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: o mesmo de "Hiro"
Jammer: o mesmo de "Hiro", mas ao invés de uma foto do Hiro, cai uma foto dele.

Pode ser tanto um gorila com luvas de boxe ou um homem vestido com fantasia de gorila. No estágio de Hiro, Hustle King pode ser visto quando a animação do estágio de intensifica.


McLoad
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: o mesmo de "Kelly"
Jammer: o mesmo de "Kelly", mas ele cospe fogo ao invés de gritar no megafone.

Pode ser tanto um kaiju de tamanho humano ou um humano vestido com uma roupa de kaiju dragão. Ele pode ser achado na fase da Shorty.


Michael Doi
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: o mesmo de "Kitty-N"
Jammer: o mesmo de "Kitty-N".

Gay estereotipado no qual dá aulas de dança para Kitty-N.


Sushi Boy
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: o mesmo de "Comet"
Jammer: o mesmo de "Comet".

Um magrelo em miniatura que usa patins. Ele é o mascote do Sushi Planet e pode ser visto na placa do restaurante no estágio da Comet.



Chefes Escondidos:


Robo-Z Gold
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: Vogue com dança africana
Jammer: Robo-Z trava no oponente e atira um míssil.

Robo-Z revivido, dessa vez com uma armadura brilhante feita de metal dourado e asas.


Pander
Idade: 31 anos
Estilo de Dança: Butoh
Jammer: Mão aparecem e viram a tela de cabeça pra baixo.

Um homem que é atraído por um personagem de desenho de 15 anos de idade, baseado na primeira performace butoh do livro "Cores Proibidas" por Yukio Mishima, como o ator interpretanado Pander ele luta para chegar a um acordo com a sua sexualidade duvidosa.

O verdadeiro chefe do jogo, Pander tem um visual bem diferente e tem a fase mais bizarra e única do jogo. Ele aparece como um panda em miniatura e em sua primeira transformação ele se parece mais com um humano com roupa colante preta em seus braços e pele branca feita com maquiagem.


Músicas


Bi-O - Zombie Hopper (Zumbi Saltador)


Capoeira/ChiChi & Sally - Allegretto Break (Quebrada Allegretto)


Comet/Sushi Boy - Magic Tower (Torre Mágica)


Heat - The Heat Is On (O Calor Está Ligado)


Hiro/Hustle Kong - Let the Music Take Control (Deixe A Música Tomar o Controle)


Kelly/McLoad - Moon Light Party ~ Clap Your Hands (Festa da Luz da Lua ~ Bata as suas Mãos)


Kitty-N/Michael Doi - Hello! Kitty-N "E Aí, Kitty-N!"


Shorty/Columbo - Hizashi no oku no Happy Heart (ひざしの奥のハッピーハート) (Coração Feliz Com a Volta do Sol)


Strike - Here Comes Trouble (Ai Vem A Encrenca)


Tsutomu - Got to be Happy (Tem Que Ser Feliz)


Robo-Z Gold - Acid Line (Linha Ácida)


Pander - Enka 1 


High Voltage - Theme of Bust a Move 2 (Bust a Groove 2) (Tema de Abertura)


Bust a Groove (Tema de Fechamento)


Mudanças

Além das mudanças abaixo, a capa também foi totalmente modificada no lançamento ocidental.

As seguintes mudanças foram feitas no lançamento ocidental do jogo:


  • Além da mudança das falas dos personagens para o Inglês, várias vozes do anunciador foram mudadas mesmo já estando em inglês. A maioria delas foi mudada por causa da  menção do nome "Bust A Move" na versão japonesa.
  • A tela de carregamento do modo 2 Player VS foi mudada.
  • As setas que apareciam mostrando diferentes cores na versão japonesa agora aparecem apenas na cor amarela.
  • O simbolo do personagem Hiro, que era um cigarro na versão japonesa, foi modificado para "I♥ME" na versão ocidental.
  • O epilogo do programa de TV "Dancing Heroes", que mostrava os finais em CG dos personagens que era apresentado por um personagem chamado "James Suneoka" foi totalmente removido e apenas os créditos são mostrados. Isso pode ter acontecido devido ao fato de que os finais já estavam em inglês e apresentavam várias piadas ofensivas e inapropriadas. Antes dos finais, James fazia piadas como "você precisa de mais 3 balas para reunir os Beatles" ou pegaria o machado que estava na cabeça de Bi-O e enfiaria na próxima cabeça, fazendo-a sangrar.


Algumas Imagens e Videos do Jogo:





Recepção

Dessa vez, como foi lançado em menos continentes e recebeu um marketing mais seleto, o jogo acabou vendo menos cópias, apenas 260.000 no total. Ele, junto com o primeiro jogo, é um dos jogos mais valorizados do PlayStation no mercado de jogos usados graças à isso, com cópias chegando a custar mais de 80 dólares.


Bust a Groove 3?

Continuação ou não, esse é um dos jogos mais raros da biblioteca do PlayStation 2!

"Dance Summit 2001: Bust A Move" foi lançado em 02 de Novembro de 2000 pela Square Enix no exclusivamente no PlayStation 2 e foi novamente produzido pela Metro Graphics, porém dessa vez o jogo ficou apenas no Japão. Ao invés de apena 2 dançarinos competindo entre si, aqui grupos com 4 dançarinos se enfrentam ao mesmo tempo combinando movimentos próprios e seus estilos de dança para criar danças únicas e que chamem atenções dos jurados. Apesar de ter perdido um pouco das caracteristicas da série, o jogo ainda mantém o que era de mais original que eram os movimentos baseados por tempo e personagens carismáticos (embora nem tanto se comparados com os antigos).

Depois que esse jogo foi lançado, não se teve mais notícia da Metro Graphics e o futuro da série ainda é incerto, mas pelo menos a Square Enix poderia relançar os 2 primeiros jogos do PlayStation na PSN em todas as regiões em que eles foram originalmente lançados que já estaria de bom tamanho.


Vídeo do Jogo em Ação:




Finalizando

Bust A Groove pode nunca ter sido um sucesso estrondoso de vendas mas fez um baita sucesso durante 1999 e 2002 no PlayStation e uma pena que não tenha recebido mais lançamentos, pois a série tinha um potêncial enorme para ser um lançamento digital ou para console portáteis na atual geração. Infelizmente, se tem pouca ou nenhuma informação sobre a Metro Graphics e o que se sabe é que os direitos dos jogos provavelmente estão nas mãos da Square Enix, mas a mesma não se pronunciou sobre a série desde 2002. Resta agora esperar um milagre de que alguém lance um jogo à altura nesse mesmo estilo.

Na semana que vem, eu vou falar sobre um jogo exclusivo do Mega Drive criado pela Data East: estou falando de "High Seas Havoc"! Foi um jogo que conheci através de um amigo (assim que eu lembrar o nome dele eu coloco aqui XD) que fez maior propaganda sobre o jogo e eu fui jogar de curioso e acabei descobrindo um dos melhores jogos de plataforma lançados no console da Sega. Espero que vocês tenham curtido e voltem na semana que vem pra conferir um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

9 comentários:

  1. novamente Bust a Move aqui, o jogo é legal, mas podia ter deixado alguns dos originais mesmo, Comet, Tsutomu...argh! e as musicas são melhores na versão japonesa, mas algumas são melhores na versão americana, como a de Kelly, por exemplo.

    e o Panda era muito....nossa, é um dos boss finais mais esquisitos que já vi. não entendo como essa franquia não deu, certo. Bust a Move era 100 vezes melhor que o Dance Dance "qualquer coisa" Revolution. meu irmão torce para que a franquia volte um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo quando uma franquia tão boa quanto essa cai no esquecimento... Mas as vezes é pro melhor, né? Imagino que se tivessem saído tantos jogos quanto DDR, uma hora ia ficar massante e iria perder a graça. Talvez tenha sido melhor assim mesmo!

      Excluir
  2. Apenas uma nota, do 1 pro 2 o jogo sofreu um amaciamento em alguns personagens pois eu acho que eles queriam fazer algo mais pro público infantil (isso explica as saidas de Hamm, Pink e Gas-O), se vc perceber o Heat no Bust a Move 1 era anti herói, nota-se pelo tema dele 2bad e a letra dizia que ele era um cara mal, Strike era o típico "gangsta" que fazia de tudo mesmo que fosse errado pra alcançar a fama e sucesso, já no 2 Heat virou o bom moço, e Strike apenas queria justiça e sua música era apenas um manifesto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais do 2 pq os movimentos ficaram melhores, menos repetitivos (isso de fazer um passo ou movimento pro lado esquerdo e depois repetí-lo para o lado direito enjoa. No 2 isso acontece com bem menos frequência) e tbm pq eles retiraram a característica do foco da câmera sobre o jogador que está ganhando. Eu prefiro ver sempre ambos dançando, não só o que está ganhando.
      Sobre movimentos melhores e mais fluídos, o 3 ganha disparado. Porém, a mecânica mudou bastante e causa um pouco de estranheza, parecendo ser até outro jogo.

      Excluir
  3. Só esclarecendo que quem fez estes jogos foi a Enix, antes de ser incorporada pela Square.
    Sob o nome de SquareEnix, não vi nenhum lançamento ou continuação das franquias que eram da Enix. Acho que ficou tudo engavetado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O que parece que ninguem sabe ou desconhece, é que existe uma versão feita pra ps2,foi um dos lançamentos junto com o ps2, hoje não acho absolutamente nada na net sobre esse jogo,infelismente não me lembro o nome correto do jogo, mas joguei ele, peguei uma versão "Jack" no finado site "Black Cats"

    ResponderExcluir
  6. tento rodar no emulador mas dá muito erro.... qual emuladores vocês usam?

    ResponderExcluir