sexta-feira, 21 de março de 2014

Mega Man Soccer


Mega Man Soccer (Capcom, Super Nintendo) - Lançado em 17 de Fevereiro de 1994 exclusivamente no Super Nintendo, é um jogo de futebol baseado na série original de Mega Man. Entre os modos de jogo há partidas de exibição, torneios e ligas que podem ser jogados por até 2 jogadores, dependendo do modo. O jogo trás personagens e Mestres Robô de todos os títulos anteriores da série, com cada um deles tendo um chute especial que desabilita qualquer um que chegar à tocar na bola.

O aspecto de Mega Man Soccer foi elogiado pela critica, porém a recepção foi mediana, particularmente devido à sua jogabilidade pouco trabalhada.


História

Os chutes do Mega Man são tão fortes que entortam as bolas do jogo.

Alguns meses se passaram desde a batalha com Dr. Cossack em Mega Man 4. Um dia, Mega Man, Roll e Dr. Light estão assistindo um jogo de futebol na TV, quando subitamente, robôs tomam conta do campo. Campos de futebol ao redor do mundo são levados ao caos! Antigos inimigos restaurados por Dr. Wily iam ao campo, arruinar os jogos de futebol. Para lidar com essa situação de emergência, Dr. Light modificou Mega Man e o enviou para corrigir as coisas, salvando o futebol e o sonho daqueles que amam o esporte ao jogar futebol contra os robôs do Dr. Wily.

Mega Man Soccer não tem um final e o jogador retorna para a tela inicial depois de completar o jogo, mas há um final não usado e uma sequencia de créditos escondidas no jogo que podem ser liberadas através do uso de um código.


Personagens

*C+ = Corrida, CH+ = Chute, ARM+ = Armação.


Times



Jogabilidade

Estou começando a achar que a jogabilidade é ruim porque nem a bola do jogo é redonda.

Mega Man Soccer é um jogo de futebol que permite o jogador à jogar com vários personagens da série como Mega Man, Proto Man e vários Mestres Robô. O jogo apresenta modos de jogo assim como outros jogos tradicionais do esporte como Amistoso, Torneio e Ligas. O "Amistoso" permite que o jogador jogue uma única partida com um time criado usando qualquer 1 dos 20 personagens em 1 dos 12 campos de futebol tematizados.

O modo "Capcom Championship" pode ser jogado por 1 ou 2 jogadores em modo cooperativo. Na primeira sessão deste modo, o jogador recebe um time composto apenas de robôs Mega Man e é dada a missão de vencer 8 times de Mestres Robô em uma ordem de sua escolha. Depois de derrotar cada um dos times, um membro do time derrotado se junta ao time do jogador e pode ser usado, assim como a habilidade de ganhar o poder dos chefes depois que Mega Man os derrotava nos outros jogos da série.

Depois de derrotar todos os 8 times, o jogador tem que derrotar alguns outros em uma ordem pré-definida em jogos que se passam no castelo do Dr. Wily - a área que sempre vinha depois dos 8 chefes iniciais. Os modos "Torneio" e "Liga" permite que 1 ou 2 jogadores escolham entre 9 times e participem de jogos agendados. Os times podem selecionais se vão jogar ou apenas assistir a partida.

Cada personagem do jogo tem 4 atributos para diferenciar as habilidades: Corrida, Chute, Armação e Defesa. Esses atributos são mostrados na tela quando o jogador está escolhendo a formação do time antes do começo da partida ou quando é possível fazer substituições durante o intervalo. Os controles imitam os jogos mais realistas de futebol da época. Botões individuais mapeados para tocar, chutar, dar carrinho e cabeçar ou dominar com o peito dependendo da proximidade do jogador.

Um dos recursos que não tem nada próximo da realidade do futebol é a inclusão dos "ataques especiais". Esses chutes lembram as habilidades que os personagens utilizavam em outros jogos da série. Por exemplo, o chute de Cut Man transforma a bola em um par de clavas, enquanto o chute de Fire Man coloca a bola em chamas. Ataques especiais temporariamente derrubam, deixam marroados e atordoam o adversário, deixando-o inabilitado por um certo período de tempo.

Geralmente, eles são a maneira mais usada para fazer um gol do que os chutes normais, mas só podem ser usados algumas vezes em certos modos de jogo. Os jogos são de 5 minutos para cada tempo, seguido de 5 rodadas de pênaltis caso a partida termine empatada. O relógio para quando o goleiro tem a bola na mão ou quando ela sai de campo.


Desenvolvimento

Se em algum ponto as empresas perdem o rumo com as suas franquias, pode-se dizer que Mega Man Soccer foi o início disto para a série.

Mega Man Soccer foi anunciado em uma entrevista com o Vice Presidente Sênior da Capcom, Joseph Morici, em Março de 1993 para a revista Game Players. Pouco sobre o jogo foi revelado até poucos meses antes do seu lançamento no Japão. O artista Ryuji Higurashi lembrou de ter visto os personagens Guts man e Heat Man nas imagens iniciais do jogo. Depois de entrar para a Capcom, foi dito à ele que o time iria incluí-los numa provável sequencia do jogo - que acabou nunca acontecendo.

Guts Man estava nas maquetes originais da capa japonesa do jogo; quando foi cortado do produto final do jogo, ele foi substituído por Proto Man. Vários recursos acessíveis na "ROM" do jogo não estão presentes na versão final. Isso inclui um modo para 4 jogadores com o SNES Multitap, a possibilidade de jogar com Dr. Wily e uma sequencia final de créditos.

Apesar de pouco ter sido dito sobre a trilha sonora do jogo, a música "We Are Rockman" do artista Tatsuo Kamon, usada no comercial de televisão japonês do jogo, foi incluída no CD "Rockman Theme Song Collection CD."


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo




Recepção

Pobre Mega Man, ficou tão famoso que o sucesso subiu à cabeça da Capcom.

Mega Man Soccer recebeu uma crítica medíocre da maioria das publicações devido a sua jogabilidade. A revista GamePro disse que, além dos chutes especiais, o jogo tinha controles travados, muitas travadas e IA repetitiva para os personagens controlados pela CPU. A revista Game Players fez comentários similares aos controles e as travadas quando há muitos esprites na tela, enquanto a Nintendo Power citou que os controles ruins não eram "uma característica comum em jogos da Capcom".

Colunistas de jornais locais deram análises mais positivas sobre o jogo, como Michael Pfughoeft do "The Milwaukee Journal", que achou que o jogo era bem fácil de jogar e que os ataques especiais apelavam para um publico mais jovem.

Retrospectivas mais contemporâneas na série Mega Man mostraram opiniões diferentes sobre o jogo. A revista GamePro coloco o jogo na 4ª Posição da sua lista "10 Jogos de Esportes Mais Estranhos de Todos os Tempos". A lista comparou o jogo com os jogos de esporte da série "Mario", falando que o último faz mais sentido por conter apenas 1 personagem de cada em campo, diferente de Mega Man Soccer que trás múltiplas cópias dos personagens ao mesmo tempo.

Bill Barnwell do site IGN também mencionou a sua similaridade aos jogos da série Mario, mas também disse que a falta de uma jogabilidade melhor faz com que Mega Man Soccer seja "um dos piores jogos de futebol que você pode jogar". Jeremy Parish do site 1UP.com contrariamente recomenda o jogo, chamando-o de "com certeza sem sentido, mas estranhamente divertido." Os editores da GameSpot Christian Nutt e Justin Speer falaram: "Não é particularmente bom ou bem sucedido, mas essa barganha é um exemplo curioso de direções estranhas tomadas com o seu mascote."

Brett Elston do site GamesRadar achou o jogo divertido por causa do uso dos ataques especiais dos personagens. O jogo chegou aos Estados Unidos em 25 de Março de 1994.


Essa é a capa norte-americana do jogo. Curiosamente, o jogo não foi lançado na Europa.


Finalizando

Um segundo título da série estava nos planos da Capcom, mas depois do alto criticismo em cima do jogo eles decidiram cancelar o projeto.

E por hoje é só. Apesar de tudo, pode se considerar um esforço válido por parte da Capcom, que não havia experiência na área do futebol mas acabou por produzir um dos seus primeiros títulos do gênero. No ano seguinte, ela lançaria um jogo chamado "Soccer Shootout" que trás vários recursos de MM Soccer expandidos e melhorados. Apesar de tudo, o jogo vendeu 180.000 cópias - o que é mais do que alguns títulos da série como Mega Man Powered Up (110.000), Mega Man Zero 4 (109.000) e Mega Man Network Transmition (130.000) - porém as críticas foram muito grandes para manter a série com uma boa imagem.

Na semana que vem, trarei não apenas 1, mas 2 posts adicionais! O primeiro post da semana será Mega Man 8, que foi a primeira e única entrada nos consoles 32-bit da série clássica de Mega Man, com os posts adicionais falando de outros spin-offs da série: Mega Man Battle & Chase, um jogo de Kart com personagens da série lançado exclusivamente no PlayStation e Super Adventure Rockman, um Rail-Shooter baseado na série de TV que trás alguns elementos dos jogos incluídos. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Quando vejo esse jogo, eu lembro que um amigo na época vivia falando dele, e todo mundo da roda chamava ele de mentiroso, depois de um tempo ainda próximo da época dessa zuera, encontrei o jogo em um site de emuladores e roms, rsrsrs!

    ResponderExcluir