sexta-feira, 14 de março de 2014

Wily & Right no RockBoard: That's Paradise


Wily & Right no RockBoard: That's Paradise (Capcom, Famicom) - Lançado em 15 de Janeiro de 1993 exclusivamente no Japão, RockBoard é o primeiro spin-off da série Mega Man produzido pela Capcom. O jogo é um simulador de negócios similar ao jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário", no qual os jogadores e os personagens controlados pela CPU devem andar pelo tabuleiro comprando propriedades e cobrando os outros participantes aluguel quando eles param nesses lugares.

Uma tradução oficial em inglês do jogo e uma versão para Game Boy estiveram em desenvolvimento, mas nunca foram lançadas. Grande parte dos analisadores criticaram fortemente o jogo.



Jogabilidade

Cada um com seus sonhos e aspirações: esse é o espírito do jogo!

RockBoard é um simulador de negócios no qual o jogador escolhe entre os vários personagens da série Mega Man e compete com outros jogadores ou personagens controlados pela CPU pela compra de espaços de propriedades. Entre os personagens temos Roll, Dr. Light, Dr. Wily, Dr. Cossack e Kalinka. Cada participante tem 1 turno, para se mover por uma certa quantidade de espaços no tabuleiro. Se eles pararem em um local de propriedade, é possível compra-la com uma certa quantidade de Zenny (moeda do jogo).

Eles podem então cobrar outros personagens aluguel caso eles parem neste mesmo lugar. Entretanto, outros personagens também comprar um pedaço do mesmo lugar, permitindo que o dono cobre uma pequena parcela do aluguel. Alguns locais tem cartas que causam vários efeitos no tabuleiro como aumentar o preço das propriedades ou o nível de desenvolvimento de uma construção. As condições para vencer variam dependendo das regras escolhidas no começo.

O vencedor pode ser o personagem com maior quantidade de propriedades, com a maior quantidade de Zenny na carteira ou com maior número de desenvolvimentos.


Desenvolvimento

Vocês ainda não estão rindo, mas há um fato bastante curioso sobre a criação deste novo personagem, o Reggae.

RockBoard foi produzido pela Capcom numa época em que a franquia Mega Man estava no auge da sua popularidade. O artista da série Keiji Inafune teve pouco envolvimento com o desenvolvimento do jogo, apenas fazendo a capa dele e o personagem, Reggae. Quando estavam desenvolvendo o jogo, o time decidiu incluir a maior quantidade de chefes de jogos anteriores que eles podiam. Entretanto, eles acabaram decidindo abrir espaço para um novo personagem para que os fãs o associassem com o novo jogo.

Quando estavam discutindo sobre o nome personagem chamado "Fukou no Tori" (Pássaro do Infortúnio), um dos membros leu erradamente como "Kounotori" (Cegonha Oriental), resultando com a aparência de Reggae parecendo com este pássaro.

Na edição de Janeiro de 1993 da revista mexicana Club Nintendo, o jogo foi mostrado como parte do artigo da feira Consumer Electronics Show de 1993. Chamado de "Mega Board", o artículo trazia até uma screenshot do jogo com textos em inglês. Uma versão não lançada para o Game Boy aparentemente estava em desenvolvimento pela empresa japonesa Dual, que foi listada nos créditos do jogo em seu site oficial. Hitoshi Sakimoto foi o responsável pelo áudio dessa versão.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/nes/wily-right-no-rockboard-thats-paradise/screenshots




Recepção

Nem mesmo o grande carisma dos personagens conseguiu salvar o jogo das notas medianas.

A recepção da crítica fora do Japão foi bem fraca. Os contribuidores Christian Nutt e Justin Speer do site GameSpot acharam a relativa obscuridade do jogo não ser de interesse particular de ninguém além dos fãs de Mega Man. Jeremy Parish, do site 1UP.com, disse: "Uma singularidade na era Famicom, esse título era um simples "Jogo da Vida" com o tema de Mega Man - novo, mas dificilmente essencial. O editor Brett Elston do site GamesRadar chamou o jogo de "mais uma excursão na terra de 'Mega'-mediocridade".

Entretanto, nem todos criticaram o jogo. JC Fletcher do site Joystiq expressou o desejo de que o jogo fosse lançado no serviço Virtual Console do Nintendo Wii. Ele opinou que "na verdade, esse jogo de tabuleiro de Mega Man está longe de ser ruim" e que os vários efeitos e condições de vitória garantem uma maior longevidade do que o Banco Imobiliário.


Finalizando

Este não seria o primeiro spin-off da série que não seria lançado em inglês. Com o decorrer do tempo, vários outros títulos interessantes também ficaram exclusivamente no Japão.

E por hoje é só. Como toda série de sucesso, a série Mega Man começaria a receber mais e mais spin-offs a partir daqui e alguns deles chegaram até a ser lançados em inglês, chegando também às mais diversas plataformas do mercado. Na semana que vem eu volto pra falar sobre Mega Man 7, o primeiro lançamento da série com gráficos 16-bit - o que não caiu muito bem no gosto dos jogadores, pois mesmo com a transferência de plataforma, as novidades no jogo foram muito poucas. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário