sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mega Man III


Mega Man III (Minakuchi Engineering, Game Boy) - Lançado em 11 de Dezembro de 1992 no Japão e nos Estados Unidos, esse é o terceiro jogo da versão portátil da série Mega Man. O jogo segue a luta do protagonista Mega Man contra o malvado Dr. Wily, cuja última tentativa de conquistar o mundo envolve sugar a energia do centro da Terra para energizar uma nova máquina. Junto com inimigos de seu passado, Mega Man deve lutar com o próximo robô na linha de Mega Man Killers do Dr. Wily, Punk.

Mega Man III é um jogo de plataforma com ação como outros jogos na franquia. Como os seus 2 antecessores no Game Boy, o jogo combina elementos de jogos lançados anteriormente no NES: Mega Man 3 e Mega Man 4. Em 2013, Mega Man III ficou disponível no Virtual Console japonês do Nintendo 3DS e foi lançado na América do Norte e Europa no ano seguinte. No Japão, o jogo foi lançado como "Rockman World 3".



História

Em Dr. Wily Revenge, nosso herói azul estava sozinho. Em Mega Man II ele tinha Rush. Agora ele vem acompanhado de Rush e Eddie. O que virá à seguir?

Alguns meses depois de sua última derrota, Dr. Wily faz uma oferta para controlar as plataformas de petróleo em alto-mar. Para fazer isso, ele posiciona alguns de seus mais poderosos Robot Masters que ele já construiu em várias localizações diferentes e mais uma vez o Dr. Light envia Mega Man para investigar e pará-los antes que a situação saia de controle. O que eles ainda não sabem é que um novo Mega Man Killer foi criado para atrapalhar a vida do herói...


Robot Masters

Gemini Man [DWN-019]
Arma: Gemini Laser
HP: 19
Ponto Fraco: Search Snake

Snake Man [DWN-022]
Arma: Search Snake
HP: 19
Ponto Fraco: Spark Shock

Spark Man [DWN-023]
Arma: Spark Shock
HP: 19
Ponto Fraco: Shadow Blade

Shadow Man [DWN-024]
Arma: Shadow Blade
HP: 19
Ponto Fraco: Gemini Laser


Chefe Intermediário

Giant Suzy
Arma: Não Especificada
HP: 19
Dano: 6 (contato)
Ponto Fraco: Spark Shock


Fortaleza do Dr. Wily


Drill Man [DWN-027]
Arma: Drill Bomb
HP: 19
Ponto Fraco: Dive Missile

Dust Man [DWN-030]
Arma: Dust Crusher
HP: 19
Ponto Fraco: Drill Bomb

Dive Man [DWN-031]
Arma: Dive Missile
HP: 19
Ponto Fraco: Dust Crusher/Skull Barrier

Skull Man [DWN-032]
Arma: Skull Barrier
HP: 19
Ponto Fraco: Dust Crusher


Mega Man Killer

Punk [MKN-002]
Projetado por: Keiji Inafune
Arma: Screw Crusher
HP: 19
Dano: 8 (contato);
5 (Screw Crusher)
Ponto Fraco: Mega Buster


Wily Machine

Wily Machine World 3
HP: 19+19
Ponto Fraco: Mega Buster (Forma 1);
Screw Buster (Forma 2)


Jogabilidade

2 novos inimigos também foram criados especificamente para o jogo.

Mega Man III compartilha da jogabilidade de plataforma e ação marcante dos jogos da série no NES. O jogador pode escolher entre 4 fases que estão disponíveis imediatamente. O método de ataque primário de Mega Man é o seu "Mega Buster", que pode atirar um número ilimitado de pequenos projéteis ou pode ser carregado segurando o botão e então soltando-o para um projétil mais poderoso. Derrotando o Robot Master no final de cada fase permite que o jogador adicione a sua arma para o arsenal de Mega Man.

O jogador também ganha acesso ao cachorro Rush, que pode se transformar em "Rush Coil" para saltar mais alto ou "Rush Jet" para voar largas distâncias através da tela. Outro robô companheiro Flip Top Eddie aparecerá em certas fases aleatoriamente deixando para Mega Man energia, munição, vidas extras ou Tanques "E" para restaurar completamente a energia. Mega Man III apresenta 4 Robot Masters de Mega Man 3 (Snake Man, Shadow Man, Spark Man e Gemini Man) e 4 Robot Masters de  Mega Man 4 (Dive Man, Drill Man, Skull Man e Dust Man).


Desenvolvimento

Propaganda que circulava nas publicações impressas da época.

O artista da série Keiji Inafune disse que a Capcom terceirizou o desenvolvimento de Mega Man III (conhecido no Japão como Rockman World 3) e o restante dos jogos da série para a mesma empresa que trabalhou em Mega Man: Dr. Wily Revenge devido à uma péssima experiência com a responsável por Mega Man II. "Eu decidi olhar para Rockman World 3 como um novo começo, e eu lembro de ter gostado dele com um entusiasmo renovado," disse ele. "Punk em particular era um dos meus favorito e usei minha influência como produtor para incluí-lo em Mega Man Battle Network."


Recepção e Legado

Análise de uma revista de videogames alemã sobre o jogo.

Mega Man III recebeu análises positivas da revista Norte-Americana Electronic Gaming Monthly (EGM), que falou que o jogo tinha jogabilidade familiar e uma grande quantidade de detalhes visuais. Em contraste, a revista britânica Nintendo Magazine System falou o jogo de "um belo exemplo de bater em cachorro morto. Não é totalmente ruim, mas se faz injogável devido a sua completa frustração." Os editores do site GameSpot consideram Mega Man III um achado raro porque ele nunca havia sido relançado como os 2 jogos anteriores.

Mega Man III ficou disponível em 13 de Março de 2001 no serviço de cartuchos da Nintendo Power no Japão junto com os outros 4 jogos da série para o Game Boy. Todos os 5 jogos seriam relançados em uma compilação com remakes melhorados para o Game Boy Advance em 2004 mas o projeto foi cancelado. Um redesign de Punk apareceu no spin-off Mega Man Battle Network 3. Uma fase incluindo o personagem Punk foi lançado através de DLC para Mega Man 10 em 2010. E, 18 de Julho de 2013 foi confirmado que Mega Man III seria lançado no Virtual Console do Nintendo 3DS, que ficou disponível em 09 de Outubro de 2013 no J apão, 08 de Maio de 2014 na América do Norte em 14 de Agosto de 2014 na Europa.




Imagens e Vídeos do Jogo





Capas

No Japão, como de costume, tivemos uma artwork desenhada pelo Keiji Inafune especificamente para o lançamento no Game Boy.

Sem muitas novidades, o estilo de arte novamente mudou na capa ocidental do jogo.

E também sem muita novidade, a capa européia tentava dar um toque mais cartunesco para o nosso herói.


Finalizando

O Mega Buster só apareceu em Mega Man 4 no NES, porém como aqui já haviam chefes do jogo eles incluíram a arma para o herói "mais cedo".

E por hoje é só. Mega Man III não foi aquele "grande jogo" mas cumpriu o seu papel de levar uma experiência portátil agradável para os jogadores. Embora ainda seja um jogo muito difícil para o seu principal público alvo, o que importa é que os grandes erros cometidos no jogo anterior foram corrigidos e a série pode continuar no Game Boy. Para o próximo lançamento, a Minakuchi Engineering já poderia contar com os robôs de toda a série do NES, que já havia recebido o lançamento de Mega Man 6.

No próximo post eu volto para falar sobre Mega Man IV! O último título da série no Game Boy que pegou elementos emprestados dos jogos anteriores para NES, uma vez que em Mega Man V foi criada uma história e personagens exclusivas para o portátil. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem para curtir mais um em breve!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário