sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Mega Man Universe


Mega Man Universe é o título de um jogo cancelado de plataforma 3D de ação da série Mega Man que estava sendo desenvolvido pela Capcom para ser lançado na Xbox Live Arcade e na PlayStation Network. Baseado principalmente em Mega Man 2, o jogo permitiria os jogadores que eles criassem suas próprias fases e editassem os personagens. Este seria o primeiro jogo da franquia à ser chamado de "Mega Man" no Japão, aonde a franquia sempre foi conhecida como "Rockman".



Sumário

A proposta do jogo se construia em torno de vários personagens com habilidades diferentes para mudar a experiência completamente com cada um deles.

Assim como os últimos lançamentos por download da série, Mega Man 9 e Mega Man 10, a jogabilidade se baseia em Mega Man 2, renunciando as habilidades especiais introduzidas em jogos lançados posteriormente. Entretanto, o jogo tinha uma visão 2,5D e apresentava design de fases renderizadas e personagens moldados em CG. A história básica do jogo e campanha principal seria baseada em Mega Man 2. Entretanto, os jogadores teriam a opção de construir as suas próprias fases ou editar as existentes, usando várias ferramentas para colocar plataformas, obstáculos, inimigos e itens. Essas fases poderiam ser compartilhadas e/ou baixadas por qualquer outro jogador.

Os jogadores também poderiam editar o Mega Man com partes trocáveis e chips especiais que davam ao herói atributos únicos, como altura do salto, armas disponíveis, etc. Além dos personagens editáveis, o jogo ofereceria várias iterações de Mega Man, incluindo uma baseada na capa estadunidense do primeiro Mega Man, assim como outros personagens proprietários da Capcom como Ryu de Street Fighter e Arthur de Ghosts 'n Goblins. Também havia planos para diversos pacotes de DLC.


Desenvolvimento

Grandes ideias e grandes expectativas foram criadas em torno do jogo. É uma grande decepção mesmo ver o que poderia ser considerado como título mais ambicioso da série clássica de Mega Man ser cancelado assim "do nada".

A produção do jogo começou em Março de 2010. Notícias sobre o jogo apareceram inicialmente quando a Capcom registrou a marca em 27 de Abril de 2010. Em 16 de Julho de 2010, uma animação "stop-motion" em formato de teaser foi lançado, mostrando Mega Man, Ryu de Street Fighter e Arthur de Ghosts 'n Goblins. Keiji Inafune, co-criador da série, disse que "Nós queremos preservar o máximo que pudermos dos Mega Man clássicos de 8-bit, porém queremos permitir que os jogadores projetem o seu próprio Mega Man dentro do jogo." Os primeiros trailers com jogabilidade foram lançados em 02 de Setembro de 2010 e depois foi revelado que o jogo viria com editor de fases e personagens. Os trailers traziam músicas de uma banda cover, chamada The Megas.

O desenvolvimento do jogo consistia em um time de vários membros da Capcom que trabalharam anteriormente nos primeiros títulos da série Mega Man. O produtor Akiko Ito disse que o jogo estava em estágios iniciais de produção e que a Capcom ouviu bastante o feedback dos fãs durante este período para saber o que eles queriam que fosse incluído no jogo.

4 meses após o depoimento de Akiko Ito, o produtor Keiji Inafune deixou a Capcom e Christian Svensson anunciou que apesar do silêncio envolvendo as novidades do jogo, ele não havia sido cancelado, porém eles estavam passando por mudanças significativas devido a desaprovação quanto aos controles com resposta ruim e o bastante negativo feedback sobre a direção de arte do jogo. Em 31 de Março de 2011, exatamente 1 ano após o inicio de desenvolvimento do jogo, a Capcom anunciou que o jogo havia sido cancelado devido à "várias circunstâncias".


Imagens e Vídeos do Jogo



Primeiro trailer do jogo fazendo os anúncios iniciais sobre jogabilidade e personagens.


Trailer mostrando como seria a customização dos personagens.


Trailer mostrando como seria a criação de fases no jogo.


Compilação mostrando o trailer dos 3 "Mega Man" do jogo.


Artwork

Mega Man "Universe"

Mega Man "Clássico"

Mega Man "Arte de Capa Ruim Estadunidense"

Ryu


Finalizando

Grandes expectativas, grandes proporções... É uma pena ver um jogo como este ser cancelado da maneira que foi.

E por hoje é só. É realmente uma pena quando um jogo que você gosta tanto é cancelado, mas neste caso foi pra melhor. Parece que a carroça começou a desandar com a saída do Keiji Inafune e o clima não andava muito bom na empresa durante 2011/2012 porque diversos títulos acabaram cancelados repentinamente e a empresa estava começando a ser alvo de várias reclamações vindas de seus próprios por causa da quantidade excessiva de DLC's que vinham sendo lançadas pros seus jogos, uma vez que esse conteúdo já estava presente dentro do próprio disco do jogo.

Ao invés deste, tivemos que nos contentar com o Street Fighter X Mega Man que foi lançado gratuitamente para PCs e esperar mais alguns anos pra receber uma coletânea com os 6 primeiros jogos da série novamente. E este será justamente o assunto do nosso próximo post: coletâneas/relançamentos da série Mega Man. Tudo começou na série Complete Works lançada no Japão para PlayStation 1, depois a coletânea Mega Man Anniversary Collection para PlayStation 2, Gamecube e Xbox e a coletânea cancelada para Game Boy Advance. Porque eles nunca relançaram Mega Man 7? Descubra isso e mais um pouco no próximo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário