sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Mega Man V


Mega Man V (Minakuchi Engineering, Game Boy) - Lançado em 22 de Julho de 1994 no Japão como Rockman World 5, este é o quinto e último jogo da série Mega Man produzidos para o Game Boy. O jogo segue as aventuras do protagonista Mega Man tentando defender a Terra de um grupo de poderosos robôs extraterrestres chamados de "Stardroids". Este também é o único dos 5 jogos que utiliza chefes e fases originais ao invés de reciclar de outros jogos originais da série lançados anteriormente no NES e o único com suporte à funcionalidades adicionais do Super Game Boy.

Mega Man V é um jogo de plataforma com ação no qual o jogador escolhe a ordem que quer jogar as fases e adquire a arma dos chefes depois de derrotá-los. Apesar de ser praticamente idêntico à outros jogos da série, Mega Man V apresenta uma nova arma padrão (o poderoso "Mega Arm") e introduz Tango, um novo personagem assistente. O jogo teve uma recepção variando entre mediana e positiva. Em 2013 o jogo ficou disponível no Virtual Console do Nintendo 3DS no Japão e no ano seguinte foi lançado também na América do Norte e Europa.



História

Nova arma introduzida no jogo, o Mega Arm tentou revigorar a já velha fórmula do jogo.

No ano 20XX, o mundo estava em paz graças à Mega Man. A quarta tentativa de dominação mundial do Dr. Wily falhou e o seu nome mais uma vez esvaiu das mentes dos cidadãos do mundo. Alguns meses depois...


Terra: "Então você é o famoso Mega Man! Eu sou Terra - e você logo será o meu escravo!"



Mega Man: "O que?! Meu Mega Buster não surtiu efeito nele..."

Algumas horas depois, o mundo foi atacado por robôs guerreiros do espaço.

Mega Man: "Aonde estou?"

Dr. Light encontra Mega Man e o equipa com o novo "Mega Arm". A mais poderosa arma já criada. Porque os Stardroids vieram até aqui?!

Dr. Light: "Mega Man, nosso mundo está em caos mais uma vez. Os robôs extraterrestres se chamam de "Stardroids" e conquistaram a maioria das grandes cidades. Ele são construídos com um material alienígena que faz das nossas armas inúteis. Porém, eu fiz uma análise e construí uma nova arma para você. Ela irá substituir o seu Super Mega Buster. Ela se chama "Mega Arm" e irá permitir que você descarregar energia nos seus inimigos antes mesmos se você piscar os olhos. Eu também criei um novo assistente para você, o seu nome é "Tango". Ele irá ajudar com itens poderosos. Colete quantos Chips P você conseguir e retorne ao meu laboratório para trocá-los por itens. Boa sorte, Mega Man."


Stardroids

Mercury [SRN-002]
Arma: Grab Buster
HP: 19
Dano: 2 (Contato, Bolha, Projétil)
Ponto Fraco: Black Hole

Venus [SRN-003]
Arma: Bubble Bomb
HP: 19
Dano: 2 (Bubble Bomb, modo travado);
3 (Contato); 6 (Bubble Bomb, parada)
Ponto Fraco: Photon Missile

Mars [SRN-004]
Arma: Photon Missile
HP: 19
Dano: 2 (Projétil Travado, Barragem);
4 (Photon Missile);
6 (Contato, Corrida, Mina Terrestre)
Ponto Fraco: Salt Water

Neptune [SRN-009]
Arma: Salt Water
HP: 19
Dano: 2 (Salt Water, Gotas do Teto);
4 (Contato)
Ponto Fraco: Spark Chaser


Chefe Intermediário

Dark Moon
Arma: Não Especificada
HP: 19
Dano: 2 (Tiros, Blocos); 8 (Contato)
Ponto Fraco: Photon Missile


Stardroids

Jupiter [SRN-005]
Arma: Electric Shock
HP: 19
Dano: 2 (Mini-Fagulhas); 4 (Contato);
6 (Electric Shock)
Ponto Fraco: Bubble Bomb

Saturn [SRN-006]
Arma: Black Hole
HP: 19
Dano: 2 (Projéteis); 3 (Contato, Escorregão);
4 (Anel); 6 (Black Hole)
Ponto Fraco: Electric Shock

Uranus [SRN-007]
Arma: Deep Digger
HP: 19
Dano: 2 (Defesa, Pedaço do Bloco);
6 (Contato);
Morte Instantânea (Esmagado pelo Teto)
Ponto Fraco: Break Dash

Pluto [SRN-008]
Arma: Break Dash
HP: 19
Dano: 2 (Projétil Travado, Bola de Fogo);
3 (Contato, Break Dash)
Ponto Fraco: Grab Buster


Estágios Finais

Terra [SRN-001]
Arma: Spark Chaser
HP: 19
Dano: 3 (Spark Chaser); 5 (Contato);
0 (Raios Paralisadores)
Ponto Fraco: Deep Digger

Enker [MKN-001]
Arma: Mirror Buster*
HP: 19
Dano: 1 (Mirror Buster, pequeno);
2 (Mirror Buster, médio);
3 (Contato);
4 (Mirror Buster, grande)
Ponto Fraco: Mega Arm

Quint [???-???]
HP: 19
Arma: Sakugarne*
Dano: 2 (Detritos); 3 (Contato)
Ponto Fraco: Photon Missile

Punk [MKN-002]
Arma: Screw Crusher*
HP: 19
Dano: 3 (Contato, Screw Crusher)
Ponto Fraco: Salt Water

Ballade [MKN-003]
Arma: Ballade Cracker*
HP: 19
Dano: 3 (Contato); 6 (Ballade Cracker)
Ponto Fraco: Bubble Bomb/Photon Missile

Skull Blazer
Arma: Não Especificada
HP: 19
Dano: 2 (Projétil); 4 (Míssil);
8 (Laser largo)
Ponto Fraco: Rush Space

L. Knuckle e R. Knuckle
HP: 19+19 (1 do Projétil)
Dano: 2 (Míssil); 6 (Soco);
8 (Contato, Olhos)
Ponto Fraco: Salt Water

Brain Crusher
HP: 19+19
Dano (Forma 1): 2 (Míssil, Pikashu, Teto);
6 (Contato, Alabell)
Dano (Forma 2): 2 (Fagulhas, Teto); 6 (Contato)
Ponto Fraco: Spark Chaser

Sunstar
Arma: Destruction Rain
HP: 19
Dano: 2 (Pequeno Brilho); 3 (Contato, Tiros);
4 (Destruction Rain)
Ponto Fraco: Nenhum


*As armas dos Mega Man Killers não podem ser obtidas no jogo.


Poderes Adquiridos

Grab Buster


Bubble Bomb


Photon Missile


Salt Water


Electric Shock


Black Hole


Deep Digger


Break Dash

Jogabilidade

Novo parceiro do Mega Man, Tango é um gato que tem mais de 7 vidas à disposição.

A jogabilidade em Mega Man V é amplamente similar à outros jogos da série Mega Man. Controlando o personagem Mega Man, o jogador é apresentado à um conjunto de fases de plataforma com ação para completar na ordem que ele escolher. A arma primária de Mega Man é o seu canhão anexado ao braço que dessa vez é chamado de Mega Arm. Ele é usado da mesma maneira que o familiar Mega Buster, podendo-se utilizar projéteis pequenos e rápidos de atirar ou projéteis maiores carregados com o botão, porém dessa vez o "braço" retorna ao personagem ao invés do feixe de energia atravessar a tela e passar direto.

Destruindo o chefe no final de cada fase adiciona a sua arma especial para o arsenal de Mega Man pelo resto do jogo. Cada chefe é vulnerável à uma arma específica, encorajando o jogador à completar algumas fases antes de outras. O nome dos chefes do jogo são "Mercury" (Mercúrio), "Venus" (Vênus), "Mars" (Marte), "Jupiter" (Júpiter), "Saturn" (Saturno), "Uranus" (Urano), "Neptune (Netuno) e "Pluto" (Plutão), nomeados a partir de planetas do nosso Sistema Solar. "Terra" foi nomeado em Latim mesmo, mas ele representa o nosso planeta, que em inglês seria "Earth".

Derrotando alguns chefes irá permitir o acesso ao cachorro robô Rush, que pode se transformar em uma "mola" bastante útil (Rush Coil) e um jato para ajudar na navegação das fases (Rush Jet). Mega Man V também introduz o personagem Tanto the Cat, outro bichinho robótico que ajuda o Mega Man. Como o pássaro Beat nos jogos anteriores da série, Tango irá aparecer em uma tela quando chamado para atacar inimigos, transformando-se em uma serra e ricocheteando ao redor da tela. Assim como em Mega Man IV, o jogador pode retornar ao laboratório do Dr. Light entre as fases para comprar itens utilizando os Chips-P espalhados pelas fases.

Mega Man V quebra a tradição estabelecida em lançamentos da série Mega Man para o portátil da Nintendo. Antes do seu lançamento, jogos da série no sistema apresentavam um conjunto de 4 "Robot Masters" de um jogo do NES e o segundo conjunto de 4 Robot Masters vinha de sua continuação, também no NES. Ao invés disso, o jogo apresenta 8 inimigos inteiramente originais chamados Stardroids que são nomeados a partir de planetas do Sistema Solar.


Desenvolvimento

Alguém pagou muito dinheiro pra ter esses cartuchos. Mega Man V não é um jogo muito barato de se comprar hoje em dia.

Mega Man V foi desenvolvido pela mesma empresa terceirizada que trabalhou em 3 dos 4 jogos anteriores no Game Boy, a Minakuchi Engineering. De acordo com o artista da série Keiji Inafune, este quinto jogo foi o que mais tempo demorou para ficar pronto de todos eles. Inafune foi responsável pelo design dos personagens depois que os seus conceitos iniciais foram inventados. "Quando você tem um tema à seguir, isso pode fazer com que as coisas sejam mais fáceis e difíceis ao mesmo tempo," disse Inafune. "Especialmente com um tema tão vago quanto o espaço." Ele também que teve "diversas limitações" na hora de criar os Stardroids.

Tango foi incluído como um personagem de suporte que não apareceu anteriormente em nenhum jogo caseiro da série; o seu nome, como outros personagens na série, faz parte de um tema musical. Inafune, que sempre gostou trabalhar em personagens de suporte animais, ficou especialmente satisfeito com o design de Tango devido à ele gostar bastante de gatos. Mega Man V é o último jogo da série original à ser lançado para o Game Boy. Inafune disse, "no fim, eu acho que nos divertimos bastante trabalhando nestes jogos". O jogo foi desenvolvido com suporte para o Super Game Boy, que permite ser jogado com uma borda customizada e esquema de cores no Super Nintendo. Esse foi um dos primeiros jogos com este tipo de suporte.


Recepção e Legado

Preview da revista GamePro em Setembro de 1994.

A recepção geral para Mega Man V foi mediana à positiva. Enquanto vários aspectos do jogo foram elogiados, os críticos encontraram muitas poucas diferenças dos títulos anteriores da série. A revista VideoGames resumiu, "Se você não tem um jogo de Mega Man para o Game Boy, esse é tão bom quanto qualquer um. É divertido... É Mega Man. Se você está pensando em 'espremido', você pode estar certo, e apesar disso é um bom jogo." A revista Nintendo Power ficou impressionada com a jogabilidade e os gráficos, mas achou que o jogo era muito curto, "especialmente quando você joga-lo no Super Game Boy". A revista GamePro não ficou impressionada com os controles no SNES, considerando o uso do Super Game Boy muito simples.

Em 2008, a revista Nintendo Power listou Mega Man V como o 14º melhor jogo de Game Boy / Game Boy Color, elogiando a sua qualidade de ser o melhor jogo portátil da série Mega Man. Ben Reeves do site Game Informer colocou o jogo na 11º posição da sua lista de melhores jogos de Game Boy devido a sua relativa ambição comparado aos seus antecessores no Game Boy.

Mega Man V ficou disponível no serviço de cartuchos da Nintendo Power japonesa em 13 de Abril de 2001 junto com os seus 4 antecessores. Fora do Japão, o jogo é considerado uma peça rara. Todos os 5 jogos de Game Boy iriam ser lançados em uma coletânea para o Game Boy Advance em 2004 chamada de "Mega Man Anniversary Collection", renomeado depois para Mega Mania, mas foi eventualmente cancelado. Em 2011, o site IGN listou Mega Man V como um dos jogos que eles gostariam de ser no Virtual Console do Nintendo 3DS. Em 18 de Julho de 2013 o jogo foi confirmado para lançamento e finalmente ficou disponível em 06 de Novembro de 2013 no Japão, 22 de Maio de 2014 na América do Norte e em 28 de Agosto de 2014 na Europa.


Imagens e Vídeos do Jogo






Capas

No Japão, o jogo é bem mais comum do que no ocidente. Aqui ele saiu em quantidades limitadas.

A capa ocidental da vez era idêntica ao estilo usado na Europa nos primeiros jogos. Fraca, mas não horrível.

Na Europa, o jogo foi distribuído pela Laguna.


Finalizando

Inovações à parte, a série já mostrava sérios sinais de desgaste até mesmo para o Game Boy.

E por hoje é só. Falar de Mega Man é como falar daquele filme da Sessão da Tarde: você já viu antes, mas não se importa de ver novamente só porque tem boas lembranças sobre ele. A série já estava em seu 12º jogo em menos de 7 anos de produção e a Capcom não mostraria nenhum sinal de desgaste até o ano de 1998, quando lançou Mega Man & Bass no Super Nintendo e deixou a série original um pouco de lado pra investir em outra sub-séries como Mega Man X, Mega Man Legends e mais tarde Mega Man Zero. Essa primeira parte de posts que eu planejei cobrem apenas a série original por enquanto.

E não acabou por aqui. Em 2012, em uma iniciativa inédita, a Capcom adotou como oficial um fã-game chamado Street Fighter X Mega Man e o lançou gratuitamente para PC na data de aniversário de 25 anos da série original. Este será o assunto do nosso próximo post. Fica aqui essa lembrança de tantos anos que a Capcom investiu na série original desde o seu primeiro jogo em 1987 no NES, cobrindo as adaptações oficiais para Game Boy, as terceirizadas para PC e o fã-game que vem aí. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário