sexta-feira, 29 de abril de 2016

Earthworm Jim HD


Earthworm Jim HD (Gameloft, XBLA/PSN) - Lançado em 09 de Junho de 2010 na Xbox Live Arcade e em 03 de Agosto de 2010 na PlayStation Network, este é um remake em alta definição do primeiro Earthworm Jim. Lançado em 1994 inicialmente no Mega Drive, o original foi adaptado para diversas plataformas, porém este aqui foi lançado digitalmente apenas na Xbox Live Arcade compatível com Xbox 360 e na PlayStation Network em 2010 compatível com PlayStation 3.

Os críticos tiveram opiniões divididas quanto ao envelhecimento do jogo, porém eles elogiaram bastante os novos conteúdos, especialmente o multiplayer cooperativo.

Jogabilidade

Assim como a versão original, a Gameloft desenvolveu o jogo em uma plataforma (Xbox 360) e colocou outra parte do seu estúdio para apenas adaptar o jogo para o PlayStation 3.

A jogabilidade se manteve praticamente intacta desde o original. O jogo é de plataforma com progressão lateral em 2D e elementos de "run and gun" também. O jogador controla Jim e deve progredir nas fases enquanto evita obstáculos e inimigos. Há duas maneiras de atacar: a arma de Jim para atirar projéteis nos inimigos ou a sua cabeça que pode ser usada como um chicote para rebate-los.

Enquanto as fases foram recriadas fielmente neste remake, ele não apresenta a fase secreta original "Who Turned Out The Lights?" e tampouco a fase "Big Bruty" que estava presente apenas na edição especial do jogo. Porém, o jogo apresenta 3 novas fases e conteúdo adicional, como uma luta contra o chefe Pitch the Cat, uma referência ao "Keyboard Cat". Conquistas também foram adicionadas ao jogo. Novas seleções de dificuldade, mais fáceis e difíceis do que o original, também foram incluídas.


Multi-Player

A única diferença entre as versões Xbox 360 e PlayStation 3 é que o modo online no console da Sony não tinha a mesma estabilidade que a Xbox Live.

A principal adição para a jogabilidade foi a inclusão de um modo para 4 jogadores cooperativo online. O jogo trás novas fases, não presentes no lançamento original, que podem ser jogados com até 4 jogadores localmente ou pela internet, e envolvem quebra-cabeças baseados em trabalho de equipe e jogabilidade cooperativa. Há 15 fases para este modo no total. Conquistas também podem ser desbloqueadas nessa seção do jogo, premiando os jogadores que se transformem em "Número 1" em cada fase.


Desenvolvimento

Mesmo sem utilizar os códigos originais do jogo e tendo que criar tudo do 0, a Gameloft conseguiu recriar com fieldade toda a atmosfera do original em Widescreen.

A Gameloft assinou um contrato em 2009 com a Interplay Entertainment para ter os direitos de desenvolver, publicar e distribuir jogos relacionados à série Earthworm Jim. Esse contrato levaria à uma adaptação do jogo, sem nenhum conteúdo novo, para o serviço WiiWare do Nintendo Wii, e um remake em alta definição para Xbox 360 e PlayStation 3. O remake não utiliza nenhum código da versão original. Nenhum dos novos conteúdos criados para o remake foram aprovados por Doug TenNapel, o criador original de Earthworm Jim, assim como não houve nenhum envolvimento da equipe original na produção.

Além dos gráficos atualizados em alta definição, a trilha sonora do jogo também foi remasterizada e as vozes de Jim foram regravadas. Sendo assim, TenNapel não mais dá vida à Jim como ele fez no original. Uma curta introdução em estilo de revista em quadrinhos foi adicionada como abertura do jogo também.


Recepção

Após o lançamento inicial para consoles, a Gameloft também adaptou o jogo para o seu território de origem: Smartphones.

A recepção do jogo foi bem dividida, com os críticos geralmente sentindo que enquanto algumas partes do jogo não envelheceram tão bem, ele ainda bem divertido devido à nostalgia e a inclusão de novo conteúdo, principalmente o modo multiplayer. O site IGN não achou que o jogo inteiro havia envelhecido bem, falando que "enquanto este é um remake sólido tecnicamente falando, as escolhas de design do Earthworm Jim original continuam a ferir a experiência, especialmente para jogadores acostumadas com as conveniências de jogos de plataformas modernos (saltar e atirar ao mesmo tempo...)" Eles elogiaram o novo modo multiplayers por "funcionar bem".

O site 1up.com também reclamou que as mecânicas de jogabilidade originais não envelheceram tão bem, mas elogiaram bastante o novo modo multiplayers, comparando em favor de LittleBigPlanet. O site Gamespot concluiu que "... é impressionante que Earthworm Jim HD ainda é bem doido depois de todos esses anos, e o jogo seria muito mais aproveitável hoje com algumas concessões modernas... Puristas que ainda se lembram de ter jogado a versão original no Mega Drive irão adorar essa viagem de volta àquele tempo; todos os outros irão se perguntar que espalhafato todo foi aquele."

A publicação Official Xbox Magazine do Reino Unido foi bastante positiva quanto ao jogo que ele "... é um brilhante exemplo de como jogos devem ser feitos e remixados para a Xbox Live Arcade". A publicação Play, The UK Magazine, foi similarmente positiva, referindo ao jogo como "uma atualização bem impressionante."

Embora pouco divulgado, o jogo também foi lançado para Windows Mobile em 20 de Outubro de 2010 e ocupa 86,78MB do disco interno do aparelho. As versões para iOS e Android não estão disponíveis para compra atualmente.


Imagens e Vídeos do Jogo





Finalizando

Ao contrário do original que teve diversas artes e material adicional produzido para divulgação, esta foi a única imagem criada pela Gameloft para divulgar o jogo e está presente em todas as capas do jogo.

E por hoje é só. Apesar do remake não ter tido o mesmo impacto do jogo original, ele é uma ótima opção para quem quer apreciar o clássico com as facilidades e recursos que a geração na qual ele foi lançada pode oferecer. O trabalho da Gameloft foi bem competente, ao contrário de diversos remakes que ficam tentando inventar moda ela simplesmente refez o jogo em HD. O que faltou apenas foi aquele toque de gênio que havia na Shiny Entertainment quando o original foi produzido.

E este é o último post da nossa série sobre Earthworm Jim. Uma série que sempre vai ter lugar reservado na minha prateleira e sempre que posso revisito os jogos para me divertir um pouco. Na época eu joguei bastante Earthworm Jim 2 no meu Super Nintendo, antes de finalmente conhecer a versão original no Mega Drive... E hoje tenho os 3 títulos que foram relançados no site GOG.com e pude finalmente conhecer como era jogar no computador, além de ter comprado a versão HD no meu Windows Phone.

Espero que vocês tenham curtido essa série de posts e também venho anunciar aqui que a nossa próxima série de posts será sobre Mega Man X! Serão 12 posts, passando pela série principal (X ao X8), os 2 Xtreme's lançados no Game Boy Color, o RPG "Command Mission" e o remake "Maverick Hunter X". No meio tempo, eu estou planejando atualizar 1 post antigo e lançar 1 post novo enquanto produzo todo esse material. Vai levar um tempo pra ficar pronto mas tenho certeza que vocês vão curtir o resultado.

E isso é tudo por agora! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir as novidades!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário