sexta-feira, 22 de abril de 2016

Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy


Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy (David A. Palmer Productions, Game Boy Color) - Lançado em 16 de Novembro de 1999, este é o quarto e último jogo de plataforma da série Earthworm Jim. Ele é compatível tanto com o Game Boy quanto com o Game Boy Color. O jogo muito mal recebido e nenhum jogo original da série foi lançado desde o lançamento deste aqui.



Jogabilidade

Evil Jim roubou um teletransportador interdimensional e está causando destruição através da galáxia, então Earthworm Jim deve embarcar em mais uma aventura para acabar com a sua metade do mal. O objetivo é direcionar Jim através das fases para cumprir a sua missão. O jogo é de plataforma de progressão lateral com elementos de "run and gun", similar aos 2 primeiros jogos da série, porém de uma maneira bem simplificada.

Os objetivos são mais centralizados em explorar as fases para coletar itens ao invés de mudar a jogabilidade o tempo todo. As fases geralmente requerem que Jim colete 100 ou mais moedas para chegar até o final, e se Jim chegar no final com muito dano recebido, deve-se iniciar a fase novamente sem nenhum item. Depois de cada 2 fases, Jim deve encarar um chefe que são inimigos presentes na série animada incluindo Bob, O Peixinho Dourado Assassino, O Gato Malvado, Rato do Rancho, Rainha Bunda-de-Lesma e Evil Jim.

Porém, o jogo ainda assim retem algumas das características dos jogos anteriores. 4 armas diferentes podem ser coletadas e usadas para derrotar os inimigos; a arma padrão, a arma de plasma, lança-mísseis e a lança-granadas. Além disso, é possível encontrar o amigo de Jim "Snot" e utiliza-lo para pular mais alto, e também obter o míssil de Jim "Rocket", que permite que ele voe e atire pela fase por um pequeno espaço de tempo.

O jogo é compatível tanto com o Game Boy quanto o Game Boy Color, porém a fase chamada "Happiness" está apenas no Game Boy Color, sendo jogada logo após o final do jogo.


Recepção

O jogo não foi recebido muito bem. O site IGN deu nota 6 de 10, qualificando a mecânica tediosa de coletar os itens como "bem frustrante" e reclamando que o jogo tem "uma total negligência do que fazer Earthworm Jim, Earthworm Jim... Não há nenhuma habilidade aqui, justamente o que fez Earthworm Jim um dos melhores e mais engraçados jogos de ação nos sistemas 16-bits."  A revista Nintendo Power deu ao jogo nota 6.3 de 10.

A publicação AllGame também criticou a tediosa coleta de itens, dizendo que "infelizmente, eu achei que cada busca é mais uma tarefa do que uma forma de diversão" e o fato de que Jim não tem mais o seu ataque "chicote" como em jogos anteriores da série. Eles concluíram que o jogo foi "rapidamente interessante quando vem a hora de avançar para uma nova fase ou batalha contra um inimigo importante, mas tedioso mais vezes do que divertido".


Imagens e Videos do Jogo







Finalizando

Na Europa, eles utilizaram uma Artwork que foi originalmente criada para Earthworm Jim 3D. A falta de material para o post não é à toa... Eles sequer se esforçaram em criar algo marcante para a franquia, fizeram apenas um jogo para pegar onda no pouco sucesso que restava da série.

E por hoje é só. As vezes é legal ver como as empresas tentam adaptar jogos de consoles de mesa para plataformas portáteis, porém quando o trabalho é feito sem o acabamento e a atenção necessária, sem o conhecimento do que a franquia realmente apresenta para o seu público, acabam aparecendo no mercado jogos como esse que não necessariamente é ruim, mas está muito longe da proposta original da franquia e pouco utiliza as capacidades do portátil da Nintendo.

É até um pouco triste saber que este foi o último jogo inédito da série, e sequer foi feito pelos criadores originais. Rola uma novela na mídia até hoje sobre o lançamento ou não do "Earthworm Jim 4" que ninguém sabe se terá fim. Mas em 2009, a Gameloft conseguiu a licença da série e iniciou a produção de um remake HD do primeiro jogo para as principais plataformas da época. E esse é o tema do nosso próximo post. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário