sexta-feira, 6 de maio de 2016

Earthworm Jim (PSP)


Earthworm Jim "PSP" era um jogo planejado para a série Earthworm Jim que seria lançado no portátil da Sony. Inicialmente achavasse que era um remake do Earthworm Jim original, mas depois seria revelado que o jogo traria em sua maioria um conteúdo inteiramente novo. Foi noticiado que para o desenvolvimento do jogo seriam reunidos novamente os responsáveis por EWJ1 e EWJ2 que estiveram absentes na produção dos últimos títulos da série, Earthworm Jim 3D e and Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy.

Apesar de ter sido anunciado que 80% do jogo estava completo em Agosto de 2006 e agendado para lançamento no começo de 2007, o jogo foi subsequentemente cancelado na metade de 2007.



Desenvolvimento

Rumores de um novo Earthworm Jim se iniciaram em 2006. Acreditava-se ser um remake do primeiro jogo porque o material de divulgação mostrava Jim em uma fase bem parecida com a "New Junk City". O jogo foi formalmente anunciado durante a E3 2006 pela Atari, que obteve os direitos autorais para a franquia. Entretanto, foi anunciado que o jogo ainda estava em desenvolvimento com a equipe original dos 2 primeiros jogos, incluindo o criador da Shiny Entertainment Dave Perry, Doug TenNapel, Nick Bruty e Tommy Tallarico.

Os desenvolvedores anunciariam em seguida que o jogo iria trazer em sua maioria conteúdo inteiramente novo com elementos dos primeiros jogos misturados. Alguns personagens iriam retornar no jogo, como a "Princesa-Qual-É-O-Nome-Dela" e Peter Puppy. Em Agosto de 2006, eles anunciaram que o jogo estava 80% completo e vários jornalistas já haviam colocado as mãos nas versões BETA do jogo, como os sites Gamespot, Gamesradar e IGN.

O jogo estava anunciado para ser lançado no começo de 2007.


Jogabilidade

O jogo iria manter a jogabilidade dos 2 títulos originais, sendo jogado como um jogo de plataforma 2D com elementos de "run and gun", porém com gráficos 3D. Ele seria no famoso formato 2,5D como Sonic Rivals e Mega Man: Maverick Hunter X, outros títulos lançados no PSP na época. Similar aos jogos originais, a jogabilidade consistiria em Jim atravessando as fases correndo e pulando, derrotando os inimigos com a sua pistola ou usando sua cabeça como um chicote.

Várias novidades estavam planejadas também. Uma seria a habilidade de coletar partes diferentes para o traje de Jim, como novas luvas, botas e armadura. Algumas partes seriam usadas para facilitar certos aspectos as fases, como atravessar mais rapidamente uma sessão inteira com o Speed Boost. Um modo competitivo para 2 jogadores também estava nos planos. Haveria também a opção de em qualquer parte do jogo, fazer o Jim dançar. Além disso, seria possível fazer com que Jim se agachasse para caber em espaços menores.

Era esperado que o jogo tivesse 8 fases, apesar de que apenas 2 deles, "New Junk City" e "The Birds and the Bees" foram mostrados em detalhes. A fase "New Junk City" seria um remake da fase de mesmo nome do primeiro Earthworm Jim enquanto "The Birds and the Bees" era uma fase inteiramente aonde Jim estava preso em uma guerra entre pássaros e abelhas.

O site GameSpot descreveu a fase da seguinte maneira: "Jim é pego no meio de uma guerra entre pássaros e abelhas e deve progredir através de uma fase que vai aumentando de dificuldade gradativamente devido ao seu design complexo inspirado em antigos jogos de tabuleiro. Em outras palavras, algo que Jim faz em uma pare da fase irá afetar outra parte da complexa máquina da fase.


Cancelamento

A Atari colocou na surdina o jogo "na geladeira" em Junho de 2007, com a representante Alissa Bell falando "eu acredito que EWJ está fora de linha. Talvez nós voltemos à ele no futuro, mas o título está, de acordo com o que me foi passado, na geladeira". Nenhum anuncio foi feito depois disto e o jogo foi dado como cancelado. O site GameZone publicou que o jogo passou por dificuldades financeiras, com as seguintes palavras:

"Earthworm Jim foi publicado originalmente pela Interplay, a empresa que sempre teve problemas financeiros que vendeu toda a franquia Fallout para a Bethesda Software para ajudar com as suas dívidas. Lá em 2006, antes da venda de toda a franquia Fallout, foi anunciado que eles precisariam de 75 milhões de dólares para completar o seu projeto Fallout MMO e o projeto de EWJ coincidentemente foi iniciado naquela mesma época. A Interplay estava desesperadamente precisando de dinheiro e não tinha como pagar pelos seus próprios direitos de anos atrás passados pela Shiny Entertainment que incluíam a série de animação, brinquedos e muitos outros que levaram a minhoca ao seu sucesso estratosférico."

Além disso, foi sugerido que a contagem de 80% do jogo pronto, e o envolvimento dos criadores originais, foram bem exagerados. A Interplay manteve o silêncio sobre o assunto até 2008, quando um "Earthworm Jim 4" foi anunciado,  mas o criador da série Doug TenNapel negou a sua existência logo em seguida em 2010, sem nenhuma informação ter sido liberada até o momento.


Imagens e Vídeos do Jogo





Finalizando

E por hoje é só. Infelizmente esse jogo se tornou outro mistério dos vídeo-games. Ninguém sabe na verdade quanto do jogo estava pronto ou porque ele foi de fato cancelado, o fato é que eu acho que perdemos um grande jogo aqui. Assim como outros grandes títulos anunciados para o PSP que nunca viram a luz do dia também, como Devil May Cry e Oblivion. Resta torcer para que um dia saia um jogo digno de continuação que nos faça sentir algo tão engraçado e gratificante que foram os 2 primeiros jogos da série.

Este também é o único post adicional da nossa série. A próxima série longa que eu gostaria de fazer aqui no blog será Mega Man X, mas como ela consumirá muito tempo para ficar pronta nos padrões que eu gosto de fazer, vou preparar alguns posts menores nesse meio tempo. Aguardem que em breve terei mais novidades pra vocês! Espero que tenham curtido e voltem para curtir mais conteúdo em breve!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Parabéns cara, mais uma grande matéria sua; e como sempre bem completa e detalhada. Me inscrevi aqui. Espero que você tenha mais tempo (faculdade e canal no youtube rsrsrs) e continue sempre atualizando aqui. Esse aqui na minha opinião é o site mais detalhado e com informações completas sobre os jogos que existe no mundo (com a vantagem de ser em português rsrsrs) Mais uma vez parabéns.
    Ass.: Fã Neo Geo/SNK

    ResponderExcluir