sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mega Man X Collection


Mega Man X Collection (Capcom Production Studio 1, PlayStation 2/Gamecube) - Lançado em 10 de Janeiro de 2006 exclusivamente na América do Norte para Nintendo Gamecube e PlayStation 2, essa coletânea contém os 6 primeiros jogos da série Mega Man X, que se iniciou no Super Nintendo e se espalhou em vários consoles de 32-BIT. Todos os jogos são de ação-plataforma no qual o jogador progride em uma série de fases e ganha armas especiais de chefes derrotados.

Além desses jogos, a coletânea inclui conteúdo desbloqueável como Artwork, Músicas e o jogo de corrida Mega Man Battle & Chase que é baseado na série original de Mega Man e nunca havia sido lançado na América do Norte. Essa coletânea é uma "sequencia" da Mega Man Anniversary Collection, outra coletânea com 8 jogos da série original lançada também em ambas as plataformas e também para Xbox. O maior criticismo que essa coletânea enfrentou é que não foram adicionados novos conteúdos em nenhum dos jogos.

Visão Geral

Mega Man X Collection foi revelada pelo produtor da Capcom Production Studio 1, Tatsuya Minani em 01 de Fevereiro de 2005. A antologia foi anunciada formamente pela divisão norte-americana da Capcom em 18 de Maio de 2005 com previsão de lançamento para o outono daquele ano (Setembro). "Pegando carona no sucesso de Mega Man Anniversary Collection, a Capcom agora entrega uma compilação ainda mais incrível do nosso maior ícone dos vídeo-games," disse Todd Thorson, diretor de marketing da Capcom. O jogo foi mostrado na E3 de 2005 mas não foi lançado até 10 de Janeiro de 2006.

"A série de jogos Mega Man X revolucionou a longa franquia de Mega Man. Combinando-as em um único pacote é uma coisa de valor inestimável." - Todd Thorson, diretor de marketing da Capcom.

O jogo inclui os 6 primeiros jogos da série Mega Man X. Mega Man X e Mega Man X2 são baseados em seus lançamentos originais no Super Nintendo. Mega Man X3, também originalmente do Super Nintendo, é baseado na versão 32-BIT melhorada do PlayStation, Sega Saturn e PC (do qual apenas a versão PC foi lançada na América do Norte). Os 3 jogos restantes são baseados em seus lançamentos de PlayStation. Todos os jogos agora utilizam um sistema de salvamento, incluindo os primeiros títulos que originalmente usavam apenas senhas - porém, mesmo na hora de carregar os saves é possível utilizar as antigas senhas.

Mega Man Battle & Chase é um jogo que é desbloqueado depois de terminar os 3 primeiros jogos. Ele é um jogo clássico de corrida de kart que não havia sido lançado anteriormente na América do Norte. A coletânea também trás músicas e artes desbloqueáveis. Diferente de Mega Man Anniversary Collection, que tinha diferentes conteúdos desbloqueáveis dependendo da versão, as versões PlayStation 2 e Gamecube são idênticas nesse quesito.


Lista de Jogos


  1. A versão de Mega Man X3 inclusa aqui é baseada na versão PlayStation ao invés da original para Super Nintendo.
  2. As vozes em japonês das cutscenes inclusas em todas as versões de Mega Man X6 foram completamente removidas aqui, deixando as cenas mudas com legendas.
  3. Essa é a primeira vez que o jogo é lançado na América do Norte.


Recepção

Na crítica internacional, o jogo dividiu muitas opiniões, mas no Brasil ele foi muito bem aceito por todas as publicações que fizeram uma análise. Na Nintendo World 92, Ricardo Farah deu a versão Gamecube recebeu notas 7,5/8/7,5/9/8,5 nos quesitos Gráficos, Som, Jogabilidade, Diversão e Replay, respectivamente, com a seguinte ressalva: "Em suma, Mega Man X Collection é compra obrigatória, seja você fã ou não do robô azul." Um tratamento parecido foi dado ao jogo na EGM Brasil 47 e Super Dicas PlayStation 29.


Galeria de Capas

Se os conteúdos desbloqueáveis favoreciam algumas plataformas na coletânea anterior, nessa daqui as duas versões são completamente idênticas.

A única real desvantagem na versão para Gamecube é o seu controle desengonçado para jogos de plataforma em 2D.


Finalizando


E por hoje é só. Coletâneas são sempre bem-vindas, ainda mais como esta aqui que não teve alguns pequenos problemas da coletânea anterior que eram alguns problemas de desempenho em Mega Man 7 e Mega Man 8, ficando de fora mesmo só a dublagem curante as cutscenes do Mega Man X6 mesmo, o que não interfere tanto assim no desempenho geral do jogo. É uma pena que isso aconteça mas deve ter sido algum problema de programação, pois os fãs já decodificaram as 2 versões da coletânea e encontraram os arquivos de áudio no disco.

Esse também foi o último jogo da série Mega Man X à ser lançado no PlayStation 2, que passou por um período difícil em relação aos jogos principais. Na próxima semana, finalmente chegará a vez de Mega Man X7! A Capcom sempre foi muito pressionada por manter essa série em particular sempre em 2D, então ela não viu outra maneira de evoluir novamente os seus conceitos originais há não ser levar o jogo para o plano 3D fazendo uso dos recursos gráficos do PlayStation 2, porém, nem tudo deu certo... Mas isso é assunto para o nosso próximo post! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário