sexta-feira, 19 de maio de 2017

Mega Man Xtreme

 

Mega Man Xtreme (Capcom, Game Boy Color) - Lançado em 20 de Outubro de 2000 no Japão como Rockman X: Cyber Mission (ロックマンX サイバーミッション), é um jogo desenvolvido pela Capcom exclusivamente para o portátil Game Boy Color. Ele é um spin-off da série Mega Man X, que se originou no Super Nintendo.

MMXtreme trás a mesma jogabilidade das versões de mesa. Um jogo de ação-plataforma no qual é necessário atravessar uma série de fases, obtendo vários power-ups como partes da armadura e derrotando o chefe de cada fase, assimilando a sua arma principal. O jogo trás fases, inimigos e chefes de Mega Man X e Mega Man X2 para o Super Nintendo. Os críticos em grande parte elogiaram muito pouco o jogo, achando que a jogabilidade era bem familiar mas os problemas gráficos e a alta dificuldade do jogo atrapalhavam a experiência. Esse jogo foi seguido de uma continuação direta também no Game Boy Color, intitulada Mega Man Xtreme 2.

Em 2013, MMExtreme foi lançado no Virtual Console através do eShop japonês para Nintendo 3DS. No ano seguinte, ficou disponível também na Europa e América do Norte.


História

Apesar de reutilizar fases de jogos anteriores, o roteiro e o desfecho do jogo são inteiramente novos.

Estamos no ano de 21XX, aonde humanos e Reploids coexistem e a paz retornou ao mundo graças aos esforços dos Maverick Hunters. Porém, o "Mother Computer" da "Hunter Base", o quartel general dos Maverick Hunters, foi hackeado por uma fonte anônima. Todos os seus arquivos foram sobrescrevidos em um instante e isso resultou no envio de arquivos falsos para todo o mundo, gerando o caos. O centro de comando envia X para enfrentar o inimigo ainda não identificado que ressuscitou antigos Mavericks do passado.


Mavericks

NORMAL MODE

Chill Penguin [アイシー・ペンギーゴ]
Apelido: Lorde dos Planícies Nevadas
Altura: 1,63m
Peso: 108kg
HP: 32
Arma: Shotgun Ice
Dano: 0 (Bafo de Gelo); 2 (Shotgun Ice);
4 (Estátuas de Gelo); 6 (Contato, Escorregão)
Ponto Fraco: Speed Burner

Spark Mandrill [スパーク・マンドリラー]
Apelido: Rei Trovão dos Punhos de Bala
Altura: 3,05m
Peso: 294kg
HP: 32
Arma: Electric Spark
Dano: 4 (Electric Spark); 6 (Contato, Soco)
Ponto Fraco: Shotgun Ice

Storm Eagle [ストーム・イーグリード]
Apelido: Príncipe dos Céus
Altura: 2,50m
Peso: 135kg
HP: 32
Arma: Storm Tornado
Dano: 0 (Storm Tornado);
1 (Mini-Birds);
4 (Contato, Mergulho)
Ponto Fraco: Spin Wheel

Flame Stag [フレイム・スタッガー]
Apelido: Campeão das Juntas Quentes
Altura: 2,40m
Peso: 216kg
HP: 32
Arma: Speed Burner
Dano: 2 (Contato, Rastro de Fogo, Bola de Fogo);
3 (Speed Burner); 2-5 (Chamas Azuis)
Ponto Fraco: Storm Tornado


HARD MODE

Wheel Gator [ホイール・アリゲイツ]
Apelido: Grande Tanque Cabeça Dura
Altura: 2,10m
Peso: 206kg
HP: 32
Arma: Spin Wheel
Dano: 1 (Mordida, por acerto);
2 (Spin Wheel, Projétil); 3 (Contato)
Ponto Fraco: Magnet Mine

Magna Centipede [マグネ・ヒャクレッガー]
Apelido: Assassino Carmesim
Altura: 2,20m
Peso: 124kg
HP: 32
Arma: Magnet Mine
Dano (Luta): 3 (Fragmentos da Calda, Shurikens); 4 (Contato)
Dano (Magnet Mine): 1º Uso (Desabilita o carregamento da X-Buster);
2º Uso (Desabilita o tiro rápido);
3º Uso (Desabilita o escorregão);
4º Uso (Desabilita o pulo alto)
Ponto Fraco: Silk Shot

Armored Armadillo [アーマー・アルマージ]
Apelido: Guerreiro Blindado de Aço
Altura: 1,94m
Peso: 232kg
HP: 32
Arma: Rolling Shield
Dano: 4 (Raio);
6 (Contato, Rolamento, Raios Devolvidos)
Ponto Fraco: Electric Spark

Morph Moth [メタモル・モスミーノス]
Apelido: Anjo Caído da Ilha dos Sonhos
Altura: 2,14m
Peso: 128kg
HP: 32
Arma: Silk Shot
Dano (Casulo): 2 (Lixo); 4 (Contato)
Dano (Traça): 2 (Pó, Projétil); 8 (Contato)
Ponto Fraco: Speed Burner; Rolling Shield


Sigma Fortress

Zain [ ザイン ]
HP: 16-32
Dano: 6 (Contato, Espada)
Ponto Fraco: Shotgun Ice

Geemel [ ギーメル ]
HP: 16-32
Dano: 6 (Contato, Shuriken);
8 (Contato, Pipa)
Ponto Fraco: Speed Burner

Bospider [ボスパイダー]
HP: 32
Dano: 4 (Aranhas Pequenas); 8 (Contato)
Ponto Fraco: Shotgun Ice; Magnet Mine

Serges [サーゲス]
HP: 32
Dano (Fase 1): 3 (Projéteis); 4 (Contato, Canhões)
Dano (Fase 2): 3 (Projéteis); 4 (Contato)
Ponto Fraco: Speed Burner; Rolling Shield

Sigma [シグマ]
HP: 32
Dano: 8 (Raios); 10 (Contato); 14 (Corte)
Ponto Fraco: Electric Spark; Speed Burner

Wolf Sigma
HP: 32
Dano: 8 (Contato, Garras); (Contato, Cabeça; Bolas Elétricas);
12 (Choque); 14 (Bafo de Fogo, Bola de Fogo)
Ponto Fraco: Rolling Shield; Spin Wheel


Jogabilidade

O programador tá com essa cara ai porque esqueceu que a série Mega Man X utiliza 3 botões de ação e só lembrou agora que o Game Boy Color só tem 2.

MMExtreme é um jogo de ação-plataforma que apresenta a mesma jogabilidade da série Mega Man X lançado em consoles caseiros. É necessário completar uma série de fases de progressão lateral selecionáveis na ordem que se desejar para cumprir o objetivo. X tem a habilidade de correr, pular, escalar paredes e atirar o seu canhão carregável X-Buster para superar os inimigos em cada fase. Essas fases consistem em vários obstáculos, inimigos e um chefe no final.

A medida que se avança, power-ups como energia e vidas extras podem ser encontrados ou deixados pelos inimigos derrotados. Power-Ups permanentes incluem tanques especiais para estender a barra de energia e partes da armadura que garantem à X novas habilidades. Por exemplo, o upgrade da perna permite que X escorregue para frente enquanto estiver no chão. Derrotando o chefe de fase irá garantir que X adicione a sua habilidade única para o seu arsenal. Cada chefe é fraco contra outra habilidade, fazendo com que haja uma ordem específica para diminuir o desafio.

Como as antigas versões portáteis da série original de Mega Man, MMXtreme pega emprestado conteúdo de versões caseiras. Especificamente, o jogo reutiliza fases, inimigos, chefes e músicas de Mega Man X e Mega Man X2 para Super Nintendo. O jogo trás 3 níveis de dificuldade que são feitos para serem jogados um após o outro. O modo "NORMAL" apresenta 4 fases iniciais, o "HARD" apresenta 4 fases mais difíceis e o "XTREME" apresenta todas as 8 fases de uma vez.


Desenvolvimento

Assim como nos 2 primeiros títulos da série, a participação de Zero é bem limitada neste título.

MMXtreme foi desenvolvido e publicado pela Capcom. A versão japonesa do jogo foi mostrada pela primeira vez com uma demonstração jogável na E3 de 2000. Em seguida, ele foi mostrado na Tokyo Game Show (TGS). Haruki Suetsugu foi o único artista responsável pelo design de personagens e da capa do jogo, assim como ele já havia trabalhado em Mega Man X4 e Mega Man X5. Ele projetou os gêmeos Middy e Techno de uma maneira que se o capacete de um for girado em 90 graus, ficará exatamente igual ao outro. Além disso, Middy foi ilustrado com linhas leves e redondas, enquanto Techno é mais afiado e pontiagudo, cada uma apontando a sua personalidade.

Seguindo essas mesmas instruções, Suetsugu projetou Zain e Geemel em contraste um com o outro dando à eles uma armadura leve e outra pesada, respectivamente. Ele achou que as ilustrações fossem muito complexas para o hardware do Game Boy Color, mas ficou muito satisfeito com os gráficos que os designers conseguiram fazer no final.


Recepção e Legado

X ficou com essa cara depois de descobrir que passou por tantas dificuldades só pra ser considerado mediano.

Na SuperGamePower 87, o jogo recebeu notas 9/10/9/8 para os quesitos Controle/Diversão/Gráfico/Som, respectivamente, com a seguinte ressalva: "Mega Man revive parte de suas antigas aventuras".

MMXtreme foi o 4º jogo mais vendido no Japão durante a sua semana de lançamento com 15.312 cópias vendidas.  O jogo caiu para a 8ª posição na semana seguinte com mais 11.279 comercializadas. O relatório de vendas da Media Create apontou que MMXtreme foi o 182º jogo mais vendido do Japão em 2000 com 64.011 cópias no total. Em 2012, o site americano da IGN listou ambos os títulos de GBC entre os títulos que eles queriam que fossem disponibilizados no Nintendo eShop do Nintendo 3DS - o que acabou acontecendo. O jogo foi lançado em 14 de Dezembro de 2013 no Japão, 01 de Maio de 2014 nos Estados Unidos e em 04 de Setembro de 2014 na Europa.


Imagens e Vídeos

*imagens retiradas do link: https://www.gamefaqs.com/gbc/436921-mega-man-xtreme/images


Localização de todos os itens secretos do jogo pelo Canal MegaYoYo.


Galeria de Capas

A belíssima arte produzida pelo Haruki Suetsugu estampou até mesmo a capa ocidental, mas a versão japonesa tem um "charme" à parte por ser retangular e com orientação em pé.

Na versão americana, um erro tradução faz com que X chame "Vile" de "VAVA" na fase inicial. VAVA é o seu nome em japonês.

Sem muitos segredos, o jogo foi lançado na Europa pela própria Capcom.


Esboços

Middy

Techno

Zain

Geemel


Artwork

X

First Armor

Zero

Middy

Techno

Zain

Geemel


Finalizando

A serenidade no olhar de quem sabe que uma sequência está garantida.

E por hoje é só. Apesar do grande esforço da Capcom em adaptar uma aventura da série Mega Man X em um console portátil, o jogo acabou barrando em algumas limitações lógicas como a resolução de tela reduzida, que atrapalhava não só a visualização do terreno, aumentando significativamente a dificuldade do jogo, a limitação de botões do portátil também tirava um pouco da fluidez do jogo. Não que escorregar dando 2 toques pra frente ou para trás no controle seja ruim ou Select para abrir o menu de armas seja muito ruim, mas tira muito daquela sensação de rapidez de resposta do jogo durante uma batalha mais difícil.

Como a Capcom não é de desistir em quase nenhum primeiro jogo, uma sequencia para este título foi logo confirmada e Mega Man Xtreme 2 chegou no Japão menos de 1 ano depois do primeiro título. Mas isso é assunto para o nosso próximo post! Como essa série portátil não tem tantas informações quanto um lançamento principal de mesa, hoje mesmo estará saindo o próximo post com o Xtreme 2, às 10h! Então espero que vocês tenham curtido esse post e voltem logo logo para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário